Casa da memória, não esqueceremos jamais!

Após 21 anos o espaço representa a permanência de um lugar vivo de resistência, inspiração, sonhos de quem luta pela Reforma Agrária, é muito mais que conquistar um pedaço de chão
Igor Lopes 1.jpeg
Fotos: Igor Lopes 

 

Por Viviane Brigida
Da Página do MST 

 

No lugar símbolo de luta dos camponeses e camponesas pela terra, durante a Jornada de Lutas Nacional do MST foi construída a “Casa da Memória” na Curva do S, rodovia PA 155 em Eldorados dos Carajás, no Pará.  

A “Casa da Memória do Massacre de Eldorado dos Carajás” é mais um espaço contra o esquecimento. Ela é mais um fragmento da lembrança do dia 17 de abril de 1996. Após 21 anos, esta representa a permanência de um lugar vivo de resistência, inspiração, sonhos de quem luta pela Reforma Agrária, é muito mais que conquistar um pedaço de chão.

Assim como as castanheiras fincadas neste chão representando as vítimas do massacre. O processo de reconstrução desta casa foi um trabalho coletivo. Para Isabel Carvalho, militante do MST Pará, foi um momento de satisfação.

A artista que participou da criação de um painel desenhado e pintado na parede da casa representa os momentos daquela tarde de 17 de abril. “Iniciamos o processo três dias antes da chegada dos jovens ao acampamento. No primeiro dia demos umas de mãos de tinta, preparando a parede avaliando como ficaria. Foi longo o processo, as dificuldades com a imagem a ser reproduzida testando as tonalidades de cores nas figuras. Fomos pintando gradativamente, parando, observando” descreve a artista.

Para a coordenação do Acampamento Pedagógico foi um ótimo trabalho, principalmente o processo de construção, a equipe esteve em sintonia, ouvindo, dando propostas. Para Isabel foi também uma responsabilidade. “Eu vi o painel pela primeira vez quando tinha 14 anos e chorei, nunca imaginei que faria uma réplica dela. Fiquei feliz com o resultado, durante o processo ouvimos as pessoas expondo seus sentimentos e poder contribuir para que outras pessoas pudessem ver e rever essa imagem foi gratificante” afirma.

A Jornada de Lutas pela Reforma Agrária, foi fortalecida, revigorada e o mês de abril marcado mundialmente pelos trabalhadores rurais. Acontece em todo o país pelo MST em memória as vítimas do massacre. Como já dizia o poeta: “Nossos inimigos dizem: mesmo que se conheça a verdade, ela não pode ser divulgada. Mas nós a divulgamos”.