Estudantes da UFRN debatem Reforma Agrária na IV Jornada Universitária

A atividade que teve como objetivo pautar a atualidade da luta pela terra no Brasil e denunciar os 21 de impunidade do Massacre de Eldorado dos Carajás
WhatsApp Image 2017-04-21 at 20.46.28 (1).jpeg

 

Por Jailma Lopes
Da Página do MST

Entre os dias 17 e 19 de abril, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRGN) recebeu a IV Jornada Universitária de Luta em Pela Terra e em Defesa da Reforma Agrária. 

A atividade que teve como objetivo pautar a atualidade da luta pela Reforma Agrária no Brasil e denunciar os 21 de impunidade do Massacre de Eldorado dos Carajás, no Pará, foi realizada em parceria com professores amigos e estudantes. 

Nesse sentido, a programação da jornada contou com mesas redondas sobre: Luta pela terra e as populações tradicionais: Conflitos, Resistências e conquistas; Água e Território no Semiárido: Desafios Contemporâneos; e a Conferência do MST sob o tema A Luta Pela Terra e a Reforma Agrária em Tempos de Golpe, proferida por Lourdes Vicente da Silva, do MST do Ceará.

Lourdes, fez um resgate histórico sobre o campesinato no Brasil, demonstrando que a propriedade como raiz dos problemas sociais no Brasil, por isso, que a Reforma Agrária trata da luta de classes, apontando a necessidade da unidade de todos os setores da sociedade, para lutar, sobretudo, com a série de ataques do governo golpista. 
Além das mesas redondas, ocorreram: exposição de fotografia e banners; encontro com tribos indígenas do RN e uma visita ao território do povo Sagi/Trabanda. 

Participaram da Jornada professores; alunos de diferentes cursos de graduação e pós-graduação; alunos da turma do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera); povos indígenas; trabalhadores rurais Sem Terra e assentados.