MST realiza 1º Seminário sobre Saneamento Básico no meio rural

Durante a atividade, foram apontadas políticas para a proteção dos mananciais, abastecimento de agua para consumo humano, produção, entre outras.

18254081_10209768312505042_932066766_n.jpg

 

Por Coletivo de Comunicação do MST na Bahia
Da Página do MST

 

Entre os dias 24 e 25 de abril, o MST realizou o 1º Seminário de Saneamento Básico Rural, na Escola Popular de Agroecologia e Agrofloresta Egídio Brunetto, em parceira com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

O evento contou com a presença de cerca de 100 pessoas, entre elas a equipe técnica da Fiocruz e diversos trabalhadores e trabalhadoras Sem Terra, assentados e acampados. Além disso, contaram com a participação de pesquisadores da Funasa do estado da Bahia, Pará e Brasilia, Fiocruz, UNEB e ESALQ/USP.

Com o objetivo de promover o debate sobre as condições do saneamento básico no eixo rural, foi debatido os principais aspectos do Plano Nacional de Saneamento Rural, envolvendo a necessidade dos municípios elaborarem seus planos municipais.

Pensando nisso, foi possível apontar políticas que contemplem a proteção dos mananciais, abastecimento da água para consumo humano, produção, esgotamento sanitário, limpeza e no manejo dos resíduos sólidos, tanto para área urbana como rural.

De acordo com Evanildo Costa, da Direção Nacional do MST, o Plano Nacional de Saneamento Rural demonstra a importância da discussão no meio rural, principalmente por conta das dificuldades em desenvolver o tema nas áreas. “Se já é ruim nas cidades [debater o saneamento básico], imaginem na zona rural”, explicou Costa. Segundo ele, o evento foi muito oportuno para ampliar a discussão na sociedade, gerando muitos frutos.

Experiências que dão certo

Durante as atividades, foram apresentadas algumas intervenções comunitárias que estão acontecendo no país através do Programa de Melhorias Sanitárias Domiciliares (MSD), instaladas pela Funasa.

Foi ressalta a importância de módulos sanitários, banheiros, tanques sépticos, sumidouro (poço absorvente), instalações de reservatório domiciliar de água, tanque de lavar roupa, lavatório e pias de cozinha, como ações estruturais importantes para garantir a universalização do acesso ao saneamento.

A ideia inicial é que essas experiências dialoguem com a realidade rural para que possam ser desenvolvidas nos assentamentos e acampamentos do MST.

 

*Editado por Leonardo Fernandes