Jovens do MST realizam Jornada em preparação aos 30 anos de luta na Bahia

Os debates foram acompanhados por atividades de integração e animação da Juventude

 

Por Coletivo de Comunicação do MST na Bahia
Da Página do MST

Inspirados em uma das reflexões de Ernesto Che Guevara, onde o revolucionário dizia que o militante deve sempre ser integral com interesse renovado e crescente, a Juventude Sem Terra realizou nos meses de março e abril uma grande Jornada de Formação e Luta em preparação aos 30 anos de MST na Bahia.

Com a tarefa de fazer um amplo trabalho com a juventude, a jornada teve início no Assentamento Paulo Kageyama, em Eunápolis, na brigada Elias, e pretende se encerrar no Assentamento 40/45 na brigada Joaquim. As atividades foram realizadas em 11 áreas com a participação de 500 jovens entre 13 e 29 anos.

Durante a Jornada foram realizadas diversas palestras com temas como: as Políticas de Juventude no Estado da Bahia; Drogas e a Política de Redução de Danos; Diversidade de Gênero e os LGBT Sem Terra; Agroecologia e os Desafios da Juventude; Agitação e Propagando; e um amplo regaste da história do MST no estado.

Os debates foram acompanhados por atividades de integração e animação da Juventude. Foi pensando nisso, que a prática de esportes e gincanas deram o tom as ações de formação.

De acordo com Paulo César, da direção estadual do Movimento, a dinâmica de ir nos assentamentos e acampamentos para mobilizar a juventude em torno dos 30 anos do MST na Bahia é muito produtiva, “pois foi construída pelos próprios jovens com protagonismo e participação do todo do Movimento”.

O elemento da participação foi o diferencial, avalia a coordenação da Jornada, tendo em vista o amplo processo de mobilização nas comunidades e organização dos espaços, alimentação e atividades culturais.

Nesse sentido, Josyane Peixoto, de 20 anos, da direção regional e coletivo de juventude, acredita que foi uma boa “sacada” da direção regional a realização das atividades no formato de Jornada.

“As atividades realizadas até então, garantiram integração e fortaleceu os coletivos nas brigadas, criando unidade e projeção em torno das lutas e do protagonismo de nossa juventude”, comenta.

“O melhor desta jornada foi a convocação e o compromisso assumido pela juventude, sem contar o próprio processo de inserção das famílias assentadas e acampadas”, conluí Peixoto.

30 anos de Luta

A Jornada foi mais um instrumento de preparação para os 30 anos do MST na Bahia, que será comemorado no dia da primeira ocupação de terra no estado, realizada na fazenda 40 45, em 07 de setembro de 1987.

Outras regiões da Bahia estão realizando atividades de mobilização e preparação para essa data e o Movimento pretende ainda levar essa temática para 3º Feira Estadual da Reforma Agrária e a 1º Jornada de Agroecologia do MST na Bahia, previstas para acontecerem no início deste segundo semestre.