Estudo e trabalho são bases para formação política no sudoeste da Bahia

Como parte fundamental desse processo, durante os cinco dias, foi estudado os desafios que o MST possui na execução do trabalho de base, o desenvolvimento do capitalismo, o papel da juventude na luta de classes e as relações de gênero
khjk.jpg

 

Por Coletivo de Comunicação do MST na Bahia
Da Página do MST

O Centro de Formação Pátria Livre, localizado em Barra do Choça, no sudoeste da Bahia, é mais um espaço do MST que vem desenvolvendo diversas atividades de estudo, trabalho e construção coletiva das dimensões da Reforma Agrária Popular. Exemplo disso, foi o Curso de Formação Marisa Letícia, realizado de 08 a 12/5, onde reuniu cerca de 40 militantes.

Isaias Nascimento, da direção estadual do Movimento, disse que o curso foi vital para formação de novos militantes na região, pois contribuiu na consolidação de novos “quadros” organizativos. “Não podemos esquecer que nossa tarefa enquanto sujeitos políticos é multiplicar a luta e o desejo de transformação, isso nos motiva e a formação política é o primeiro passo”, explicou.

Como parte fundamental desse processo, durante os cinco dias, foi estudado os desafios que o MST possui na execução do trabalho de base, o desenvolvimento do capitalismo, o papel da juventude na luta de classes e as relações de gênero.

Pensando nisso, Nascimento afirmou ainda que os temas estudados fazem parte dos acúmulos que o MST tem construído historicamente e por isso, “precisamos impulsionar o debate para toda base do Movimento, formando mais sujeitos e impulsionando a luta em defesa da democratização da terra”.

Marisa Letícia

De acordo com Flávia Vieira, do setor de gênero do MST na Bahia, a turma escolheu Marisa Letícia para homenagear por conta do seu legado, compromisso político e por ser uma mulher que representa muitas outras mulheres no campo da luta de classes.

“Essas referências de luta se construíram desde 1974, em plena ditadura militar, num enredo de carne e osso, onde as cenas se desenrolaram quase prontas aos olhos de toda população brasileira. Nesse contexto, a história de Marisa foi sinônimo de resistência e luta, de coragem e medo, curtida em derrotas e superação, temperada de doses de grandezas e fraquezas”.

“Temos diversas mulheres na história que podemos nos inspirar enquanto classe trabalhadora, porém queremos que a força de vontade e o sonho de uma sociedade mais justa seja nosso alvo. Isso, a história de Marisa nos aponta de maneira singela, porém com bases políticas bem determinadas”, disse Vieira.

Cursos

O Curso de Formação de Militantes Marisa Letícia se soma ao histórico de atividades que já passaram pela Centro Pátria Livre, como a 1º turma em Gestão de Assentamentos, o 1º curso de Técnico em Enfermagem e as quatro turmas de Formação Política.

Para o mês de julho, o MST pretende realizar o Curso de Dirigentes de Assentamentos e Acampamentos e uma outra turma para o Curso de Violão, com foco na arte e cultura. 

unnamed.jpg