Assentados recebem caminhão de refrigeração para aumentar a produção de alimentos saudáveis

Demanda foi apresentada pelo MST ao governo do estado em 2014. Mais de 20 cooperativas da Reforma Agrária no Paraná serão beneficiadas.

Foto arquivo.jpg

 

Por Geani Paula de Souza
Da Página do MST

 

Na última sexta-feira (19), os assentados da Reforma Agrária da região oeste do Paraná conquistaram mais uma ferramenta para a produção de alimentos orgânicos nas cooperativas e associações da região: um caminhão refrigerado, que foi entregue pelo secretário de agricultura do estado, Norberto Ortigara, e pelo prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos.

O caminhão foi obtido através de uma emenda parlamentar, demanda apresentada pelo MST ao governo do estado em 2014. Com isso, mais de 20 cooperativas da Reforma Agrária no Paraná serão beneficiadas.

“Esse caminhão vem para beneficiar a região oeste, especificamente a nossa Cooperativa de Produção e Comercialização da Reforma Agrária e Agricultura Familiar (Copcraf), numa articulação ampla que temos na região com pequenos agricultores, focando na nossa produção agroecológica”, disse Eduardo Rodrigues, do Setor de Produção do MST.

Na região, uma parcela grande das famílias são certificadas pela Rede Ecovida de agroecologia. Outro grupo está em processo de transição, com uma produção diversificada de olericultura, mandioca, batatas, leite e uma grande variedade de leguminosas.

“Esse veículo vai nos permitir atuar não só no município de Cascavel, mas em toda região, constituindo e avançando forte nessa parceria com os pequenos agricultores, com a rede Ecovida de agroecologia, com outros municípios, com outros projetos e outras cooperativas”, ressaltou Rodrigues.

 

*Editado por Leonardo Fernandes