Setor de saúde do MST realiza encontro nacional no Rio Grande do Sul

Evento contará com representações de 16 estados brasileiros

 

Da Página do MST 

O setor de saúde do MST realiza de 25 a 28 de maio o seu encontro nacional no Assentamento Filhos de Sepé, localizado no município de Viamão, na região Metropolitana de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

Segundo Mercedes Queiroz, da coordenação nacional do setor, o evento se constitui em momentos de estudos e vivências dos objetivos da saúde Sem Terra, em torno da organicidade, trabalho e lutas, para planejar ações do próximo ano.

 

O encontro contará com a participação de dezenas de militantes da saúde popular, médicos e médicas, cuidadores e cuidadoras, acampados e assentados na Reforma Agrária de 16 estados brasileiros. Conforme Mercedes, a maioria dos participantes coordena o setor de saúde do MST nos estados. 

As atividades começam na manhã desta quinta-feira, com análises de conjunta política, agrária e da saúde pública, seguida de socialização das ações que estão sendo realizadas pelos coletivos estaduais de saúde. Já na sexta-feira terá oficina de fitoterápicos e serão feitos apontamentos dos rumos a serem seguidos pelo setor.

O debate sobre papel da saúde na Reforma Agrária Popular, um projeto do pelo MST para a construção de um novo modelo de agricultura e de sociedade, e na luta pelo socialismo será realizado no sábado. O encontro se encerra no domingo, com discussão sobre a organicidade do setor.

Programação

Quinta-feira, 25 
Manhã — Análise de conjuntura política e agrária.
Tarde — Análise de conjuntura sobre a saúde e o SUS.

Sexta-feira, 26
Manhã — Oficinas de fitoterápicos
Tarde — Oficinas de fitoterápicos
Noite — Debate sobre saúde na Revolução Russa

Sábado, 27
Manhã — Debates: ‘Qual é o papel da saúde na Reforma Agrária Popular e na luta pelo socialismo?’ e ‘Trabalho, saúde e ambiente: o trabalho e a formação de base nos territórios Sem Terra’.
Tarde — Debate sobre saneamento e saúde.
Noite — Planejamento em saúde

Domingo, 28
Manhã — Debate sobre a formação de novas relações sociais
Tarde — Debate sobre ‘A saúde do campo na Reforma Agrária Popular: a luta, o trabalho e a organicidade do setor.