Cia. Estudo de Cena apresenta ‘A farsa da justiça’ em ocupação urbana do interior de São Paulo

Apresentação ocorreu no Galpão Estação Cidadania, na cidade de São José dos Campos, interior paulista.

WhatsApp Image 2017-05-29 at 12.06.57.jpeg

 

Por Suelyn da Luz
Da Página do MST
Foto: João Pompeu

 

A Companhia Estudo de Cena apresentou a peça &”39;A farsa da justiça&”39; na noite do último sábado (27), no Galpão Estação Cidadania, localizado em São José do Campos, região do Vale do Paraíba de São Paulo. O espaço é uma ocupação urbana localizada na região central da cidade. 

Criada pela Brigada Nacional de Teatro do MST para ser apresentada na Marcha Nacional pela Reforma Agrária de 2005, A farsa da justiça burguesa narra o julgamento fictício de um sobrevivente real do Massacre de Eldorado dos Carajás, Inácio Pereira, que se fingiu de morto para salvar a vida.

No momento da apresentação em 2005, a Polícia Militar agiu de forma violenta, inviabilizando que a peça fosse apresentada. Depois da marcha, a peça não foi retomada devido a sua grande estrutura. Em 2012, a Estudo de Cena retomou e adaptou a peça rebatizada de &”39;A farsa da justiça&”39;, para ser apresentada nas ruas e espaços de reflexão crítica. 

Agora em 2017, a Companhia está produzindo e lançando a web-série que fala sobre o Massacre de Eldorado dos Carajás e a trajetória da peça, uma reflexão audiovisual sobre a relação entre arte e política.

A websérie &”39;A farsa: ensaio sobre a verdade&”39; é a continuidade da pesquisa da Estudo de Cena que une experimento de linguagem com o tema da memória e violência social no Brasil. A série é composta de 21 episódios que estão sendo publicados no canal do Youtube e Facebook da Companhia Estudo de Cena. O lançamento dos episódios acontece em nove cidades do estado de São Paulo.

A ocupação 

O “Galpão Estação Cidadania”, localizado na Avenida Sebastião Gualberto, nº203, em São José dos Campos, é uma ocupação que resiste em uma área de luta urbana há mais de 13 anos. Desde novembro de 2016 a ocupação tem se constituído como um importante espaço de articulação de movimentos sociais, culturais e de luta por direitos básicos para o campo e cidade. 

No momento,  a  ocupação é organizada pela Associação dos Inscritos no Programa Habitacional de São José dos Campos (ASSIPH|SJC), Centro Dandara de Promotoras Legais Populares e Companhia Velhus Novatus, com o apoio do Movimentos dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), da Central de Movimentos Populares (CMP), entre outros.

 

*Editado por Leonardo Fernandes