Comitê Paraense de Combate à Violência no Campo faz vigília em Belém

O evento marca o sétimo dia da chacina de nove trabalhadores e uma trabalhadora rural na Fazenda Santa Lúcia em Pau D´arco.

 

 

Por Setor de Comunicação MST/PA
Da Página do MST
Foto de capa: Itawi Albuquerque

 

O Comitê Paraense de Combate à Violência no Campo, composto por entidades de direitos humanos, ativistas sociais e militantes realiza nesta quarta-feira (31) uma vigília pela democracia e contra a violência em frente ao Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJ-PA), em Belém.

O evento marca o sétimo dia da chacina de nove trabalhadores e uma trabalhadora rural na Fazenda Santa Lúcia em Pau D´arco, Redenção, sudeste do Estado.

Para as organizações, o ato será uma forma de afirmar que estão vigilantes e exigir justiça a mais uma chacina ocorrida no Pará, estado com maior índice de violência no campo, segundo a Comissão Pastoral da Terra (CPT).

Os conflitos no campo se intensificaram e se acirraram nos últimos meses no Brasil. Somente no estado do Pará, 18 pessoas foram assassinadas em menos de dois meses.

Essa atividade também marcará um conjunto de ações que serão desenvolvidas pelas organizações sociais e de defesa dos direitos humanos. Estão previstos seminários e atos públicos em diversas cidades do Estado.

Denúncias feitas pela Defensoria Pública, Ministério Público, CPT, Sociedade Paraense de Defesa do Direitos Humanos (SDDH) e outras entidades serão encaminhadas às autoridades e órgãos competentes, além de procederem denúncias junto à Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA e à Organização das Nações Unidas (ONU).

O comitê também contará com grande ato nacional a ser realizado no dia 19/06 com a presença de artistas, intelectuais, militantes de direitos humanos e personalidades políticas do país.

 

 

*Editado por Rafael Soriano