MST capacita militantes para mobilização pela alfabetização no Maranhão

As aulas estão previstas para terem início na primeira semana de agosto.

IMG_20170530_081516480.jpg

 

Por Reynaldo Costa
Da Página do MST

 

Já está em andamento em São Luís no Maranhão a capacitação de militantes do Movimento Sem Terra para a 2ª  fase da Jornada de Alfabetização do programa  “Sim, eu posso!”. Após capacitados eles seguem para municípios onde mobilizarão as turmas a serem alfabetizada.

A capacitação teve iniciou no sábado (27) e segue até dia 05/06. São 79 militantes do MST dos estados do Pará, Tocantins, Ceará, Piauí, Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Paraná, Bahia, Paraíba, Rondônia e Maranhão, que atuaram em 15 municípios em um processo de mobilização para a continuidade da Jornada de Alfabetização.

Durante a preparação o grupo busca compreender a realidade dos municípios que receberão ações da Jornada de Alfabetização e, principalmente, busca a apropriação do método Sim, eu posso!, que será utilizado nas aulas.

A etapa de mobilização do Sim, eu posso! para a segunda Jornada no Maranhão se iniciará logo após o dia 06/06, quando o conjunto de militantes em preparação, se dividirá e seguirá para os municípios, onde serão constituídas as condições para a realização da alfabetização.    

Para Jonas Borges do MST, a mobilização é o momento onde se busca ativamente as pessoas necessitadas em aprender a ler e escrever, é feito o processo de matriculas e também se consolida todas as condições para que as aulas ocorram.

“Serão dois meses de trabalho intenso localizando os educandos, preparando os espaços onde ficarão as salas de aulas, realizando formações com os educadores e demais envolvidas, entre outras ações”, aponta.

Segunda fase

A Jornada de Alfabetização Sim, eu posso! é um Programa do Governo do estado do Maranhão em parceria com o MST. Nesta segunda fase, a meta é matricular 21.674 pessoas, em 15 municípios de menores Índices de Desenvolvimento Humano – IDH.

IMG_20170530_091729779.jpg

Outra meta para este ano é aumentar o índice de alfabetizados em relação aos matriculados comparados aos dados da primeira fase, quando 75% foi o numero alcançado. Segundo Simone Silva,  da Coordenação Pedagógica da Jornada, há uma possibilidade de em alguns municípios as matriculas atingirem a totalidade do numero de analfabetos oficiais.

A meta mais audaciosa é a possibilidade de superar o analfabetismo em alguns municípios. “Em alguns municípios temos a possibilidades de atingir os 100% de alfabetização de pessoas que não sabem ler e escrever. Não é fácil, mas vamos trabalhar para isso acontecer”, afirma Simone.

O método

Sim, eu posso! é um método de alfabetizar desenvolvido por pedagogos cubanos para ajudar outros países a avançarem no combate ao analfabetismo. Sua eficácia, fez com que vários países o usassem entre eles Venezuela e Uruguai, os quais a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) reconhecem como países que superaram o analfabetismo. O método também é usado por países do Norte como a Espanha, Canadá e Austrália.

A Jornada de Alfabetização em andamento no Maranhão se divide basicamente em dois períodos: o primeiro é quando os educandos vão conhecer o alfabeto, os números e, consequentemente, aprenderem a ler e formar palavras; num segundo momento se inicia os Círculos de Culturas, fase onde através de diálogos pertinentes à realidade onde vivem os educandos, estes possam aprofundar na escrita e na leitura.

Primeira fase

A primeira fase da Jornada terminou no mês de fevereiro deste ano com um seminário onde educandos receberam certificados de alfabetizados.

Os resultados desta fase apontou mais de 7 mil alfabetizados, 75% dos matriculados. As turmas foram instaladas em 8 municípios.

No próximo dia 05 será realizado, também na capital maranhense, um Ato Político pela Alfabetização, marcando assim o lançamento da 2º fase do Programa Sim, eu posso! As aulas estão previstas para terem início na primeira semana de agosto.

 

 

*Editado por Rafael Soriano