Começa segunda fase da Jornada de Alfabetização no Maranhão

Meta prevê a alfabetização de mais de 20 mil pessoas através do método cubano 'Sim, eu posso!'.

IMG-20170605-WA0006.jpg

 

Por Reynaldo Costa
Da Página do MST

 

O ato que inaugurou a segunda fase da Jornada de Alfabetização no Maranhão aconteceu no início da tarde desta segunda-feira (5) no Centro de Formação Bíblica Oasis, em São Luís, onde estiveram presentes representantes do poder publico estadual, movimentos sociais e entidades, além dos 79 militantes do MST que compõem a Brigada de Mobilização e Alfabetização Salete Moreno.

O evento foi um momento de muita mística e animação e marcou o envio da Brigada Salete Morenos para os 15 municípios onde atuarão na Jornada de Alfabetização.

São 79 militantes do MST de 11 estados que vão atuar de forma direta durante 10 meses nessa 2ª fase da Jornada Sim, eu posso! Eles coordenaram todo o processo pedagógico nos municípios, na mobilização dos alunos, professores e coordenadores de turmas.

Para Maria de Jesus, da Coordenação Nacional do Setor de Educação do MST, o movimento tem essa tarefa como um ato tão revolucionário quanto a ocupação do latifúndio. Segundo ela, são duas situações que produz pobreza: “o analfabetismo e o latifúndio produz misérias no nosso país.” afirmou, concluindo que “o MST tem essa Jornada de Alfabetização no Maranhão como uma tarefa nacional do movimento. Por isso, construímos uma brigada com representantes de 11 estados”.

 

IMG-20170605-WA0005.jpg

Durante o ato, o secretário estadual da Agricultura Familiar, Adelmo de Freita, fez referência à primeira fase da Jornada. “Os resultados que alcançamos na primeira fase, fazem desse programa um dos mais belos dentre as políticas sociais que o governo do Maranhão tem desenvolvido.” Para Adelmo, a parceria do governo com movimentos sociais é importante porque os representantes conhecem bem mais de perto os principais problemas do povo.

Francisco Gonçalves, secretário de Direitos Humanos e Participação Popular, reforçou a importância de trabalhar com o MST, afirmando que não há duvida da capacidade de mobilização que os militantes do movimento têm, o que é fundamental para o sucesso da jornada. 

A motivação dos militantes alfabetizadores e mobilizadores. é bem concreta. Júlio Cesar, de 23 anos, veio do Rio Grande do Sul. Segundo ele, desde que foi designado a cumprir essa tarefa, tinha certeza da importância dela para população e se manteve firme. “Estou motivado e contente com a tarefa. Agora é ir para o município e seguir aprendendo mais com a realidade local”. Júlio Cesar atuará na cidade de Itaipava do Grajaú com outros quatro militantes.

Junior dos Santos vem de um acampamento do MST no Pará e vai atuar em Belágua, uma das cidades mais pobres do Brasil. Contente com o novo desafio ele diz estar disposto a “contribuir nessa tarefa militante com alegria e animação”.

O Sim, eu posso! e os Círculos de Cultura

A Jornada de Alfabetização no Maranhão deve alfabetizar mais de 20 mil pessoas nos próximos dez meses, utilizando o método cubano “Sim, eu posso!”.

Os Círculos de Cultura é um reforço no processo de alfabetização, pois ajudam no avanço da leitura e da escrita. Essa etapa se baseia nas experiências do educador Paulo Freire e ajuda a turma a refletir e compreender a realidade em sua volta.

A Jornada de Alfabetização do Maranhão &”39;Sim, eu Posso!&”39; faz parte de um conjunto de programas do governo do estado chamado &”39;Mais IDH&”39;, que envolve ações de políticas públicas em diversas áreas nos 30 municípios de menor Índice de Desenvolvimentos Humanos – IDH. O programa de alfabetização será levado a 15 desses municípios.

Durante os próximos dois meses, a tarefa da brigada do &”39;Sim, eu posso!&”39; é mobilizar para a formação das turmas de alunos, definições dos locais de aulas, composição do quadro de educadores e coordenadores de turmas, além da busca de outros apoios para a concretização das metas.

 

*Editado por Leonardo Fernandes