Em Maricá, famílias visitam Unidade Agroecológica

Iniciativa de produção agroecológica integra o Programa “Maricá Popular Construindo a Soberania Alimentar”, elaborado pelo MST e prefeitura da cidade fluminense.

_MG_0719.JPG

 

Por Talles Reis
Da Página do MST

 

A cidade de Maricá oferecerá hortaliças produzidas agroecologicamente para as crianças e jovens da rede municipal de ensino. A produção, sem o uso de agrotóxicos e insumos químicos, será realizada na Unidade Agroecológica, implantada no Bairro Manu Manuela, e que é fruto do convênio entre a Prefeitura Municipal de Maricá e a Cooperar. Juntamente com outras ações, integra o Programa “Maricá Popular Construindo a Soberania Alimentar”, elaborado pelo MST e prefeitura.

Na última segunda-feira, as famílias do bairro visitaram a unidade e tiveram a oportunidade de conhecer os canteiros, o método de plantio e o manejo agroecológico que vem sendo realizado. Também conheceram o sistema de mandala e contribuíram com o plantio de mudas de salsinha no seu círculo central. Estiveram presentes na atividade, além dos integrantes da Associação de Moradores do Manu Manuela (AmaManu), o secretário Julio Carolino, da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca; André Braga, secretário de Economia Solidária; o vereador Frank Costa e a primeira-dama Rosana Horta.

 

_MG_0799.JPG

Rosana Horta participou do plantio e ficou impressionada com o projeto que envolve a comunidade e trará benefícios para toda a cidade. “Acho maravilhoso este projeto, esta iniciativa, e estão todos de parabéns. Gosto desta união. Projeto lindo que traz muitos benefícios para Maricá”, afirmou.

Para o secretário de Economia Solidária, André Braga, o ponto fundamental do projeto é que ele possibilita que a cidade tenha suas demandas de alimentos atendidas no próprio município: “A busca de uma produção em quantidade suficiente de alimentos agroecológicos na cidade é sinônimo de preocupação com a vida e a saúde da população, associada a sustentabilidade e a soberania alimentar”, afirmou.

As famílias que conheceram a unidade ainda vão participar de atividades formativas, oficinas e cursos, acumulando conhecimento sobre em agroecologia, com o objetivo de construir suas próprias hortas agroecológicas. A moradora Marta Rodrigues, 49 anos, disse ter ficado encantada com o projeto e espera fazer parte dele. “É bom para o bairro, para as escolas e para toda a cidade. Estou encantada com a possibilidade de ter produtos em minha mesa de qualidade e sem agrotóxicos”, ressaltou.

Andreia Matheus, engenheira agrônoma da COOPERAR, ressalta que “com a instalação da Unidade Agroecológica, a cidade de Maricá estará dando um passo importante para o seu desenvolvimento e também para a construção da soberania alimentar. Poder oferecer hortaliças limpas, sem agrotóxicos, a suas crianças é uma conquista muito grande”. Ela lembrou ainda que o Instituto Nacional do Câncer e outros órgãos de pesquisa já comprovaram que os agrotóxicos existentes na nossa alimentação são um dos principais causadores do câncer.

O secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Julio Carolino, acrescentou que a iniciativa é um sonho sendo transformado em realidade. “Estamos concretizando um sonho. Ocupando áreas públicas improdutivas e transformando possíveis problemas em soluções autossustentáveis, que vão transformar Maricá em uma cidade autossuficiente em alimentos de qualidade e sem agrotóxicos”, afirmou.

A Unidade Agroecológia e as Hortas do Manu são o resultado de uma grande ação transversal que envolve, além da Agricultura e Economia Solidária, a Companhia de Desenvolvimento de Maricá (CODEMAR), e as Secretarias de Obras, Conservação, Educação e Geral de Governo.

*Com informações de Comunicação/Secretaria Economia Solidária

 

*Editado por Leonardo Fernandes