Práticas pedagógicas do MST são debatidas na Universidade do Estado da Bahia

Atividade na UNEB fomenta a construção coletiva do conhecimento e a criação de métodos de ensino que dialoguem com a realidade dos assentamentos e acampamentos.

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Por Coletivo de Comunicação do MST na Bahia
Da Página do MST

 

Na última sexta-feira (9), a bandeira vermelha do MST foi estendida dentro da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), no campus de Juazeiro, região norte, para demarcar a construção do conhecimento de forma coletiva e desenvolver métodos de ensino que dialogue com a realidade dos assentamentos e acampamentos.

 

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Numa roda de conversa entre o setor de educação do movimento, educadores e estudantes da UNEB, o tema “Educação dos Movimentos Sociais: o MST como sujeito pedagógico” foi debatido de maneira ampla através de exemplos e materiais produzidos nas salas de aula.

Para o educador Amilton Santos, o espaço foi um momento de troca de conhecimento, com diversas reflexões sobre a prática pedagógica voltado a educação do campo. “A educação, de fato, parte dos princípios adquiridos na vivência de cada indivíduo, tornando-se assim, uma ferramenta para continuidade da luta”, disse.

Nesse sentido, Leidiane Gomes, da Direção Estadual do MST, afirmou que na atual conjuntura, os métodos pedagógicos são ferramentas para um processo não só de alfabetização, mas também de formação do sujeito como autor de sua própria história.

“O MST na universidade traz métodos e materiais trabalhados nas escolas do campo, assim como a história da educação e seus desafios. Esse processo é de fundamental importância para que a classe acadêmica possa não só conhecer, mas também expandir o conhecimento”, explicou Gomes.

A ideia é que o acúmulo produzido por esse espaço possa ser revertido em métodos de ensino, que se torne uma referência para as universidades, assim como para as escolas do MST.

 

*Editado por Leonardo Fernandes