No Extremo Sul da Bahia, MST realiza curso de teoria política para militância
Por Coletivo de Comunicação do MST na Bahia
Da Página do MST
“Não tenho dúvidas que saímos daqui, mais fortalecidos para debater o atual cenário político no Brasil”, avaliou Clara Passo (16), filha de assentados de Reforma Agrária, após ter participado da 1º turma do Curso Teoria Política para Dirigentes do MST.
O curso aconteceu entre os dias 5 e 7/6 no Assentamento Bela Manhã, em Teixeira de Freitas, Extremo Sul da Bahia, e cumpriu o objetivo de potencializar ao máximo a formação de quadros na região, para avançar as lutas e fortalecer os laços de solidariedade.
José Mota, da direção estadual do MST, apontou a necessidade de se criar o hábito do estudo permanente e de desenvolver, tanto em nós como em outras pessoas, a consciência política.
“Precisamos o tempo todo buscar conhecimento e a capacidade de reflexão para darmos conta das nossas tarefas e exigências politicas desse momento histórico”, e continuou, “o curso básico de teoria política para dirigentes de áreas e setores é um preparo para o curso regional e estadual, que pretendem debater a ideologia e as formulações que o MST tem construído nos seus 32 anos de existência”.
Durante os três dias, os participantes puderam estudar diversos temas, como: “Normas e Princípios Organizativos do MST”; “Titulação da Terra”, “Segurança e Redes Sociais”; “Agroecologia e Comercialização”; e “Planejamento das Lutas para o Próximo Período”.
Nesse sentido, Alcione Manthay, do setor de formação, destacou que o grande desafio orgânico do MST é o de formar pessoas que tenham a característica de serem multiplicadores da luta. “Nosso curso cumpriu esse objetivo e agora temos a tarefa de forjar quadros para avançarmos na construção de um país soberano”.
*Editado por Maura Silva