No Extremo Sul da Bahia, MST realiza curso de teoria política para militância

“Precisamos o tempo todo buscar conhecimento e a capacidade de reflexão para darmos conta das nossas tarefas e exigências politicas desse momento histórico"
DSCF4362.JPG

 

Por Coletivo de Comunicação do MST na Bahia
Da Página do MST

“Não tenho dúvidas que saímos daqui, mais fortalecidos para debater o atual cenário político no Brasil”, avaliou Clara Passo (16), filha de assentados de Reforma Agrária, após ter participado da 1º turma do Curso Teoria Política para Dirigentes do MST.

O curso aconteceu entre os dias 5 e 7/6 no Assentamento Bela Manhã, em Teixeira de Freitas, Extremo Sul da Bahia, e cumpriu o objetivo de potencializar ao máximo a formação de quadros na região, para avançar as lutas e fortalecer os laços de solidariedade.

José Mota, da direção estadual do MST, apontou a necessidade de se criar o hábito do estudo permanente e de desenvolver, tanto em nós como em outras pessoas, a consciência política.

DSCF4407.JPG

“Precisamos o tempo todo buscar conhecimento e a capacidade de reflexão para darmos conta das nossas tarefas e exigências politicas desse momento histórico”, e continuou, “o curso básico de teoria política para dirigentes de áreas e setores é um preparo para o curso regional e estadual, que pretendem debater a ideologia e as formulações que o MST tem construído nos seus 32 anos de existência”.

Durante os três dias, os participantes puderam estudar diversos temas, como: “Normas e Princípios Organizativos do MST”; “Titulação da Terra”, “Segurança e Redes Sociais”; “Agroecologia e Comercialização”; e “Planejamento das Lutas para o Próximo Período”.

Nesse sentido, Alcione Manthay, do setor de formação, destacou que o grande desafio orgânico do MST é o de formar pessoas que tenham a característica de serem multiplicadores da luta. “Nosso curso cumpriu esse objetivo e agora temos a tarefa de forjar quadros para avançarmos na construção de um país soberano”.

 

*Editado por Maura Silva