Famílias do Assentamento Roseli Nunes debatem desenvolvimento da produção de alimentos

Entre os dias 19 e 20 de junho, os trabalhadores Sem Terra se reuniram com a equipe técnica da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e do Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (SETAF).

photo_2017-06-21_10-15-57.jpg

 

Por Coletivo de Comunicação do MST na Bahia
Da Página do MST

 

Nos dias 19 e 20 de junho, as famílias do Pré-Assentamento Roseli Nunes, localizado em Itambé, sudoeste baiano, receberam a equipe técnica da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e do Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (SETAF) numa reunião para debater um projeto de desenvolvimento agrícola da comunidade.

De acordo com Isaias Nascimento, da Direção Estadual do MST, o espaço de debate e projeção das atividades na produção de alimentos saudáveis é de extrema importância para o movimento e para construção da Reforma Agrária Popular.

Ele acredita que são as famílias que precisam tocar os processos de organização da produção, enquanto os órgãos do governo têm a função de fomentar e garantir políticas para que a agricultura camponesa se fortaleça.

“Estamos cansados de ver o estado investir milhões no agronegócio e para os camponeses, que realmente colocam alimentos na mesa dos trabalhadores, pouco é feito. Por isso, fazemos luta e pautamos com nossas ferramentas de trabalho um projeto político de sociedade igualitário”, explicou Nascimento.

Um dos objetivos da reunião foi o de assegurar que as famílias tenham o direito à terra e que o assentamento possa contar com um centro de formação tecnológico e agroecológico para garantir formação técnica e política dos trabalhadores e trabalhadoras no manejo produtivo.

 

*Editado por Leonardo Fernandes