Educadores apontam os desafios e perspectivas da Educação do Campo no Norte da Bahia

Um dos objetivos do seminário foi o de estudar a história do MST e resgatar os princípios da educação do campo.

 

 

Por Coletivo de Comunicação do MST na Bahia
Da Página do MST

 

Na quinta-feira (23), educadores e educadoras da Reforma Agrária participaram do Seminário Educação do Campo da brigada Pau de Colher, no Assentamento Canaã, em Remanso, Norte baiano.

Um dos objetivos do seminário foi o de estudar a história do MST e resgatar os princípios da educação do campo para construção de sujeitos históricos e pedagógicos, através do tema “A História da Educação do MST: Desafios e Perspectivas”.

Segundo Antônio Martins, do setor de formação estadual do MST, o seminário apontou a necessidade de intercalar as relações campo e cidade e de dialogar sobre as propostas de educação que queremos para os assentamentos e acampamentos.

Ele cita ainda três tarefas importantes que os educadores precisam seguir. A primeira tarefa é a de entender o campo, em seguida, ser divulgador das lutas políticas e do projeto de Reforma Agrária Popular e por fim, praticar o ato da educação em todos os espaços de vivência.

“Uma das nossas funções é dialogar permanentemente com as famílias assentadas e acampadas sobre o atual momento político de golpe e retrocessos que estamos vivendo. E para isso, precisamos entender as propostas que o governo traz à educação do campo e seus desmandos”, explicou Martins.

Nesse sentido, diversos desafios foram apontados para que os educadores possam inserir alguns temas geradores no dia a dia do planejamento escolar.

 

 

*Editado por Rafael Soriano