Armazém do Camponês é inaugurado em São Gabriel

Espaço vai funcionar de segunda-feira a sábado no Mercado Público Municipal

Foto 2- Lisian Jardim Santos - MST.jpeg

 

Por Catiana de Medeiros
Da Página do MST

A população urbana de São Gabriel, na região da Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, tem mais um espaço para adquirir produtos da Reforma Agrária. A Cooperativa Agroecológica do Camponês (CooperCamponesa), ligada ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra-MST), inaugurou nesta terça-feira (11) o ‘Armazém do Camponês’ no Mercado Público Municipal.

O espaço é fruto de uma articulação da CooperCamponesa com a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Rural (SDR). Ele se insere numa iniciativa de fortalecimento da hortifruticultura com a agricultura familiar gabrielense, a qual conta com o apoio da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Cooperativa de Trabalho em Serviços Técnicos (Coptec) e  Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater).

Segundo Claudinei Ludwig, coordenador do setor de produção da cooperativa, o objetivo do Armazém do Camponês é contribuir com a renda das famílias assentadas, além de fornecer alimentos saudáveis para o público da cidade e valorizar a produção local, uma vez que em torno de 80% dos hortifrutigranjeiros consumidos no município vêm de fora. “A banca servirá para articular a comercialização mais ampla. Já estamos fornecendo para a merenda escolar municipal, e nosso próximo passo será estabelecer relação com mercados locais e outras entidades”, complementa.
 

O Armazém do Camponês atende de segunda-feira a sábado, das 9 às 16 horas, e comercializa panifícios, hortifrutigranjeiros e artesanatos. Entre eles destacam-se o arroz e sucos orgânicos, que já possuem certificação da Cooperativa Central dos Assentamentos do Rio Grande do Sul (Coceargs). Toda a produção é feita por famílias de quatro assentamentos da região, mas a intenção, segundo Ludwig, é abrir o espaço para todos os assentados que queiram comercializar seus alimentos junto à cooperativa.
 

Editado por Geanini Hackbardt