MST inicia 2ª Feira da Reforma Agrária em São Luís do Quitunde

Além da comercialização dos produtos, durante as noites de Feira, atrações culturais sobem ao palco para animar os consumidores e feirantes
1212.png

 

Por Gustavo Marinho 
Da Página do MST

 

Localizada na Zona da Mata de Alagoas, a cidade de São Luís do Quitunde recebe até a próxima quarta-feira (02) a 2ª edição da Feira da Reforma Agrária realizada pelo MST. A Feira reúne dezenas de assentados e acampados da Reforma Agrária da região que comercializam uma variedade de produtos livres do uso de agrotóxicos, no centro da cidade de São Luís.

Além da comercialização dos produtos, durante as noites de Feira, atrações culturais sobem ao palco para animar os consumidores e feirantes.

A agenda de feiras realizadas pelo MST em Alagoas iniciou no mês de julho, com a primeira edição da Feira em Delmiro Gouveia e agora chega na região da Mata Alagoana dialogando com a sociedade sobre a necessidade da Reforma Agrária para alimentar a mesa do povo brasileiro.

Para José Roberto, da direção nacional do MST, as feiras itinerantes têm cumprido um importante papel no que diz respeito ao fortalecimento das relações entre a população que vive na cidade, com os camponeses.

“A Feira proporciona muitas vezes que o povo que está na cidade enxergue concretamente o sentido das mobilizações, ocupações e todas as lutas dos Sem Terra”, explicou José Roberto. “Vindo para as Feiras e vendo a macaxeira, a batata, o feijão, a abóbora e tantas outras coisas, a população tem a resposta das lutas do MST, reivindicando terra para viver com dignidade e produzir alimentos saudáveis para a mesa de quem está na cidade”.

“Quem vem nas nossas Feiras e entende o sentido da luta pela Reforma Agrária, sai daqui além da sacola cheia de comida boa, sai um apoiador da luta pela terra”, ressaltou.

Ainda de acordo com o dirigente, a população encontra na Feira os produtos com preço abaixo do mercado convencional. “Pela possibilidade de comprar direto das mãos de quem produziu o alimento na roça, sem a figura do atravessador da produção, o consumidor leva seu produto por um preço justo”, disse.

A primeira edição da Feira realizada pelo MST em São Luís do Quitunde aconteceu em junho de 2016, onde os trabalhadores Sem Terra ocuparam o centro da cidade com os frutos da luta pela terra por três dias, com um amplo apoio dos moradores da cidade na realização da atividade. “Essa é uma região com diversos acampamentos e assentamentos da Reforma Agrária e a Feira tem essa tarefa de aproximar ainda mais esses dois espaços. Com a segunda edição queremos repetir o sucesso de 2016”.

Até o final do ano o MST deve realizar outras quatro feiras em Alagoas, incluindo a 18ª edição da Feira na capital Maceió, no mês de setembro.