Superintendente do Incra no Paraná mente para camponeses Sem Terra

“Se a gente não continuar exigindo e fiscalizando esse órgão, nenhum processo vai para frente”, afirmou militante.

Maria Luiza.jpeg

 

Por Maria Luiza Francelino
Da Página do MST

 

Na tarde da ultima terça-feira (25), em audiência com o Incra no Paraná, parecia ter sido resolvido as questões ligadas ao recurso do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) para o curso de agroecologia integrado ao ensino médio para jovens beneficiários da Reforma Agrária, da Escola Milton Santos, em Maringá, que estava atrasando as aulas há três meses.

Os trabalhadores aplaudiram o falso avanço no processo de educação técnica nas áreas de Reforma Agrária do estado, que esta semana ainda se encontra engavetado no prédio do Instituto Nacional de Colonização e reforma Agrária (Incra), em Curitiba.

O superintendente do Incra, Edson Wagner de Souza Barroso, foi quem assinou a documentação de liberação de verbas, para continuar as aulas dos jovens que cursam agroecologia, e ainda acordou com as famílias que ali estavam representando os estudantes, que o processo seria mandado para Brasília.

“Eu concordei com o parecer do Ciro e vou assinar o plano de trabalho, então conforme comprometido com vocês, da nossa parte o plano de trabalho está assinado e será mandado para o presidente Leonardo Goes, e ai nós vamos procurar tramitar hoje pra Brasília”, disse Barroso em audiência, enquanto assinava o documento.

Após uma semana, houve uma nova negociação coletiva em Curitiba, e perguntando para um funcionário do Incra sobre o acordo firmado com o recurso da turma de agroecologia, ele avisou que estava guardado, engavetado ainda no prédio da regional de Curitiba e não havia sido mandado para Brasília.

Segundo Luciana Brambilla, integrante do movimento Sem Terra, as coisas só avançam nessa regional com muita pressão. “Se a gente não continuar exigindo e fiscalizando esse órgão, nenhum processo vai para frente”, afirmou Branbilla.

 

 

*Editado por Rafael Soriano