Famílias comemoram seis anos de luta no pré-assentamento Irmã Dorothy

“O nosso objetivo foi o de comemorar nossa resistência e de mostrar a força da luta pela terra em defesa da dignidade”, explicou militante Sem Terra.

 

Por Coletivo de Comunicação do MST na Bahia
Da Página do MST

O Pré-assentamento Irmã Dorothy, localizado no município de Eunápolis, no Extremo Sul da Bahia, completou no último dia 08 de Março seis anos de lutas e resistência que foram comemoradas entre os dias 28 e 30/7.

Forjado durante a Jornada de Lutas das Mulheres Sem Terra, em 2011, o pré-assentamento faz parte do projeto “Assentamentos Agroecológicos”, construído pela Escola Popular de Agroecologia e Agrofloresta Egídio Brunetto. Foi a partir disso, que tem se intensificado o trabalho de formação com as 56 famílias que residem na comunidade.

A festa teve uma programação repleta de atividades, que tiveram início com uma “mística” acompanhada por um culto ecumênico, contando com a participação das famílias, amigos, parceiros do movimento e de militantes de outros assentamentos e acampamentos da região.

A confraternização seguiu nos próximos dias com alvoradas, músicas e churrasco. Já no último, domingo (30), foi realizado um torneio de futebol organizado pela juventude Sem Terra.

Para Wilson Souza, dirigente da área, a festa cumpriu um papel importante no resgate da cultura local, sem perder de vista, a bandeira do “Fora Temer e o símbolo da resistência do povo, além disso, anunciou as comemorações dos 30 anos do Movimento no Estado, que estão previstas para o dia 7 de setembro.

“Nossas atividades têm se colocado contra tudo que a mídia fala de nossa luta, fortalecendo diálogo popular e nos posicionando em defesa de uma sociedade mais justa e igualitária”, explicou Souza.

Já Maria Sena, moradora do assentamento e integrante do coletivo de juventude, disse que é com imensa alegria que as famílias iniciaram o processo de construção das festas, apesar de toda a dificuldade. “O nosso objetivo foi o de comemorar nossa resistência e de mostrar a força da luta pela terra em defesa da dignidade”.