Infância no MST é tema de seminário dos Sem Terrinha no Espírito Santo

Atividade ocorreu no Assentamento Zumbi dos Palmares, em São Mateus, nos dias 10 e 11 de agosto.

5d158775-2b9e-4e6e-b5f2-697d77e45123.jpg

 

Por Mariana Motta
Da Página do MST

 

“A infância Sem Terra no processo de formação da luta histórica do MST”, esse foi o tema que motivou as 70 crianças de assentamentos de Reforma Agrária a construir e participar do I Seminário Estadual dos Sem Terrinha no estado do Espírito Santo. A atividade aconteceu no Assentamento Zumbi dos Palmares, em São Mateus, região norte do estado, nos dias 10 e 11 de agosto.

Os Sem Terrinha iniciaram as atividades com muita animação e energia, nos espaços de formação e nas atividades culturais, lazer e integração.”Ser uma criança Sem Terrinha é conquistar os direitos na base da luta”, disse Lara Merellis Campos, de 9 anos  “É também fazer parte da vida do MST, no assentamento e na escola”, completou Arthur Silva Lima, 10 anos.

 

20664696_1923446201232034_5393127392012743368_n.jpg

“Estar com outros Sem Terrinhas tem sido muito legal, estudamos e nos divertimos na preparação para o Encontro Nacional dos Sem Terrinhas no ano que vem”, destacou Guilherme Motta Portes, 12 anos. “Além de muita aprendizagem, conhecendo crianças de outros assentamentos.”, disse Fabiana Cardoso Vieira, 11 anos.

Para a educadora Maristelma Lázaro Ranni, há uma grande expectativa para o Encontro Nacional dos Sem Terrinha. “Percebemos a vontade muito grande dos Sem Terrinha em representar as escolas no Encontro Nacional em Brasília. Outro aspecto está na capacidade de integração, disciplina e coletividade do grupo de educandos”, afirmou. 

“É muito importante a participação das crianças no processo de preparação do seminário. E já na realização foi possível reafirmar como os Sem Terrinhas contribuem com o processo de formação, estudo, momentos lúdicos, políticos, como nas místicas, debatendo a infância no movimento”, destacou Valdinar dos Santos, coordenador estadual do Setor de Educação do MST.

A programação incluiu a socialização de experiências nas escolas dos assentamentos realizadas pelas crianças, sobre a auto-organização, formação e mística, piquenique na escola, vivência coletiva no estudo, trabalho e diversão.

Neste último período, as crianças Sem Terrinhas organizaram nas escolas o processo místico de motivação para aprofundar o diálogo sobre a infância no MST. O Seminário Estadual faz parte da organização e motivação para Oficina Nacional em Brasília, rumo ao Encontro Nacional dos Sem Terrinhas, que ocorrerá em 2018.

 

*Editado por Leonardo Fernandes