Frei Sérgio lança livro “Trincheiras da Resistência Camponesa”, no RS

Evento de lançamento aconteceu nesta quarta-feira (16), na sede do Sindicato dos Bancários, em Porto Alegre.

Foto Lançamento livro Frei Sergio MST-1-39.jpg

 

Por Catiana de Medeiros
Fotos: Letícia Stasiak

 

O dirigente social Frei Sérgio Antônio Görgen lançou na noite desta quarta-feira (16) o livro “Trincheiras da resistência camponesa sob o pacto de poder do agronegócio”, em um evento na sede do Sindicato dos Bancários, situado no centro de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. A atividade contou com a participação de dirigentes de movimentos populares, do presidente da Assembleia Legislativa gaúcha, deputado Edegar Pretto, e demais representantes do Poder Legislativo.

Publicado pela editora do Instituto Cultural Padre Josimo, a obra tem 616 páginas e recupera textos escritos durante os últimos 16 anos em uma publicação que, segundo Frei Sérgio, facilmente pode ser interpretada como um testemunho crítico e histórico, onde as bandeiras de luta se mantêm, mas os objetivos específicos foram se transformando. “É um esforço de juntar o que foi escrito no calor dos acontecimentos, entre os anos 2000 e 2016. Espero que ele ajude a fortalecer a luta e a resistência camponesa, operária e democrática”, explica.

Durante o ato de lançamento, o engenheiro agrônomo e militante do MST, Adalberto Martins, destacou a relação de aliança do Movimento Sem Terra com o autor e a importância da obra, especialmente para os camponeses. “São 16 anos de estudos e militância. Para nós, do MST, ter o Frei Sérgio como aliado e companheiro de luta é motivo de orgulho. É um intelectual que nos ajuda a entender os desafios que estão postos hoje”, declarou.

 

Foto Lançamento livro Frei Sergio MST-1-27.jpg

Frei Sérgio, para além de uma rotina que se divide entre a espiritualidade da vida religiosa e o front de luta social, é uma voz respeitada e que, através de textos opinativos publicados nos mais diversos meios de comunicação ao longo dos anos, traz uma narrativa em primeira pessoa do tempo histórico que caracteriza a contemporaneidade no Brasil e América Latina. O autor é referencial na história dos movimentos sociais do campo, com especial aproximação ao Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) e MST.

 

Onde comprar                                                                   

O livro pode ser adquirido através do site da editora ou solicitado pelos telefones (51) 3228-8107, (55) 55 3281-4820 ou (55) 99638-4941.

Veja aqui todas as fotos do lançamento.

* Com informações do MPA
** Editado por Leonardo Fernandes