Famílias Sem Terra ocupam latifúndio em Itabela, sul da Bahia

A área pertence à família Marinho. MST denuncia a improdutividade das terras, além de diversas irregularidades administrativas.

21596047598_9758e14012_b 1.jpg

 

Por Coletivo de Comunicação do MST na Bahia
Da Página do MST

 

Na manhã do último sábado (19), cerca de 150 famílias do MST ocuparam a fazenda São Francisco, localizada no distrito de Cascalheira, em Itabela, no sul da Bahia. A área pertence à família Marinho, uma das mais conhecidas na região. O MST denuncia que as terras são improdutividade das terras, além de possuírem diversas irregularidades administrativas.

Com a ocupação, os Sem Terra buscam ainda repudiar a chamada &”39;lei da grilagem&”39;, articulada pelo governo Temer, e que busca viabilizar a venda de terras para estrangeiros. Entre os perigos do projeto, está a possível exploração dos valores das áreas, inviabilizando novas desapropriações, assim como o risco à soberania nacional.

Com o objetivo de garantir a desapropriação da área para fins de Reforma Agrária, as famílias já iniciaram a construção de um acampamento e a organização dos primeiros trabalhos coletivos no local.

 

*Editado por Leonardo Fernandes