Agroecologia é tema de seminário com educadores no Extremo Sul da Bahia

O Seminário teve como objetivo disseminar e fortalecer o debate da agroecologia com educadores e a equipe de apoio das escolas.

 

Por Coletivo de Comunicação do MST na Bahia
Da Página do MST

Entre os dias 25 e 26/8, o Assentamento Chico Mendes, localizado em Porto Seguro, no Extremo Sul da Bahia, recebeu o 1º Seminário de Agroecologia nas Escolas.

O Seminário teve como objetivo disseminar e fortalecer o debate da agroecologia com educadores e a equipe de apoio das escolas, para que o tema seja reproduzido desde a alfabetização até o ensino médio, a partir de um planejamento de aulas teóricas e práticas, onde se consiga transmitir aos estudantes a importância do respeito a natureza.

As atividades contaram com uma programação recheada de conteúdos que abordaram o atual momento político, com foco nas questões ambientais, como o desrespeito com a mata atlântica e a produção crescente de alimento com agrotóxicos.

Além disso, foram realizadas oficinas de integração entre os educadores e a escola da comunidade, para se debater a produção agroecológica como uma filosofia de vida e instrumento de luta.

Para Eliane Kai, do Coletivo Regional de Educação, o debate sobre a educação no campo traz elementos para se pensar a inclusão e o desenvolvimento sustentável da comunidade e seu território.

“A agroecologia precisa ser encarada como uma nova forma de pensar e fazer escola, contribuindo na organização da produção das famílias, com um novo jeito de organizar a vida”, explicou.

Agroecologia nas escolas

A inserção da agroecologia nas escolas do MST na Bahia teve início em 2013. O debate foi impulsionado através da construção de vários momentos de formação com educadores e educadoras da Reforma Agrária, o que garantiu, por exemplo, diversas sistematizações que deram vida ao livro “Agroecologia na Educação Básica”, onde foi apresentado questões propositivas de conteúdos e metodologias.

Rumo aos 30 anos

Com a mística dos 30 anos do MST na Bahia, que será comemorado de 07 a 10 de setembro, no Assentamento 40 45, em Alcobaça, e na cidade de Itamaraju, o Seminário encaminhou ainda a promoção de outros espaços que apresentem vídeos, fotos e outros registros que abordem a história da luta pela terra no estado.

Nesse sentido, foi construído um planejamento estratégico, de acordo com a realidade dos assentamentos e acampamentos, para dá continuidade ao debate da agroecologia e dos 30 anos nas escolas do campo.