MST realiza curso de formação no Sudoeste baiano

Ao alinhar formação política à técnica, o MST pretende consolidar coletivos e avançar na construção de cursos no sudoeste do estado.
photo_2017-09-02_16-38-59.jpg

 

Por Coletivo de Comunicação do MST na Bahia
Da Página do MST

Entre os dias 27/8 e 1/9, o MST realizou a 2º etapa do Curso de Formação de Militantes da Regional Sudoeste, no Centro de Formação Pátria Livre, em Barra do Choça.

Durante os seis dias, cerca de 31 trabalhadores e trabalhadoras Sem Terra, participaram de uma intensa jornada de estudos com o objetivo de avançar na construção das lutas em defesa da Reforma Agrária Popular na região.

Alguns temas contribuíram no desenvolvimento e sistematização do aprendizado, como: análise de conjuntura; princípios organizativos do MST; a nova lei de terras; organicidade do setor de produção do MST e agroecologia.

Formação política e técnica

De acordo com Isaías de Sena, da direção estadual do MST, o momento de formação foi importante para que coletivamente os trabalhadores possam compreender o atual momento político e, paralelamente, consigam avançar na formação de sujeitos capazes de intervir na realidade em que vivem.

“A partir do curso queremos dar início ao projeto de Escola Agro técnica para o Centro de Formação com uma especialização que será vital para militância”, apontou Sena.

A coordenação do Centro disse que está sendo construída duas turmas, uma de médio técnico em agroecologia e uma de pós-médio em agropecuária, ambas terão início no mês de janeiro de 2018, dando o ponta pé inicial ao projeto.

Ao alinhar formação política à técnica, o MST pretende consolidar coletivos e avançar na construção de cursos para envolver mais famílias assentadas e acampadas nesse processo.