MST parabeniza a chapa “É preciso resistir” pela vitória nas eleições do DCE/UFS no Sergipe

Os jovens, elemento principal nessa trincheira, não desanima e segue firme mostrando o que a juventude organizada é capaz de conquistar

 

Da Página do MST 

Em tempos de retrocesso e duros golpes contra a democracia e a educação no Brasil, a resistência e a luta se configuram nas principais armas de combate. Os jovens, elemento principal nessa trincheira, não desanima e segue firme mostrando o que a juventude organizada é capaz de conquistar. Diante disso, o MST vem a público parabenizar  o Levante Popular da Juventude e a Juventude do Partido dos Trabalhadores que através dos Coletivos “Quilombo” e “Para Todos”, conquistaram o Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal de Sergipe. 

Confira a nota na íntegra: 

Nós, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra em Sergipe, parabenizamos os estudantes da Universidade Federal de Sergipe (UFS) pelo processo eleitoral do Diretório Central dos Estudantes, que resultou na eleição da Chapa 1, construída pelo Levante Popular da Juventude (LPJ) e pela Juventude do Partido dos Trabalhadores (JPT), através dos  Coletivos “Quilombo” e “Para Todos”.

Sabemos que vivemos em meio a um golpe que, iniciado com o impeachment da presidenta eleita democraticamente pelo povo brasileiro, segue em marcha acelerada retirando direitos conquistados com muita luta, extinguindo programas sociais que minimizavam as desigualdades entre classes (responsável pela retirada de milhões de brasileiros da extrema pobreza) e que, na atualidade, está entregando nossas riquezas ao capital estrangeiro, seja por meio de privatizações do nosso patrimônio estatal, seja com a flexibilização de leis que minimamente defendiam nossas terras, minérios, recursos hídricos e a nossa biodiversidade.

A conjuntura brasileira vem nos impondo derrotas muito duras, exigindo de nossos lutadores a consolidação de uma frente de esquerda popular capaz de resistir e acumular forças para superar esse novo ciclo de ofensiva neoliberal. Construir essa frente, apresentar um projeto popular e derrotar a direita conservadora nas universidades se torna estratégico, por isso parabenizamos a CHAPA 1: É Preciso Resistir. 

O Levante Popular da Juventude tem se mostrado um movimento de jovens lutadores e lutadoras compromissados com o destino do nosso povo brasileiro, e de muita disposição e alegria na luta, assim foi na luta pela expansão da UFS no estado (em particular na luta pelo campus do sertão, fundamental para jovens assentados da reforma agraria terem acesso ao ensino superior), contra os aumentos da passagem do transporte coletivo na grande Aracaju, na luta por uma constituinte soberana e popular, na luta contra o golpe, nas greves contra as reformas, e na construção, conosco, da luta pela reforma agrária no país, luta essa que garante a produção de alimentos saudáveis para a população brasileira e contribui para diminuir o inchaço das periferias dos grandes centros urbanos. 

Portanto, o MST/Se se reconhece nos militantes da CHAPA 1(LPJ, ParaTodos e Quilombo), pois representam nossas mãos e nossa pele, calejadas e enrugadas pela lida no campo, na importante trincheira que é a Universidade Federal de Sergipe.