MST e SINPRO realizam a Educerrado no Distrito Federal

A iniciativa tem como objetivo apresentar para sociedade a necessidade de parceria entre os sindicatos organizados e os movimentos sociais camponeses, incorporando às agendas, assuntos comuns a toda população.

 

Da Página do MST

O MST do Distrito Federal e Entorno e o Sindicato dos Professores do Distrito Federal realizam, entre os dias 22 e 24/09, a Educerrado, na cidade de Taguatinga DF.

Essa iniciativa tem como objetivo apresentar para sociedade a necessidade de parceria entre os sindicatos organizados e os movimentos sociais camponeses, incorporando às agendas, assuntos comuns a toda população, neste caso, relacionando a educação pública, a política, a cultura, a arte e a produção de alimentos saudáveis vindos de assentamentos e acampamentos da Reforma Agrária.

Segundo Marco Barato, da direção nacional do MST no DF e Entorno, a Educerrado consolida a parceria histórica do MST com o Sinpro, e apresenta para a sociedade urbana a necessária relação entre a defesa da educação pública de qualidade e a produção de alimentos agroecológicos, trazendo a Reforma Agrária de volta ao centro do debate, pois a garantia da segurança e soberania alimentar das escolas públicas passa diretamente pela necessidade de democratização da terra em nosso país. 

WhatsApp Image 2017-09-21 at 12.06.25.jpeg

Os estudantes de todos os segmentos devem ter clareza sobre a alimentação  e o impacto dela na vida escolar. A defesa de uma alimentação escolar adequada, que carregue elementos da cultura local e assegure qualidade e relação do agricultor com a escola, é necessária para garantir a relação direta entre produtores e consumidores e ao mesmo tempo compreender o vínculo direto entre a Reforma Agrária e a escola, como condição central ao bom desenvolvimento do aprendizado, ressalta Marco Baratto.

Segundo Fábio Nunes, do setor de produção do MST DFE, a Educerrado contará com mais de 30 assentamentos e acampamentos de Reforma Agrária da região, oferecendo mais de cem variedade de alimentos, desde in natura até alimentos industrializados e processados, todos oriundos das áreas do MST na região. Contaremos também com o espaço da culinária da terra, com comidas típicas da região do cerrado.

A Educerrado conta ainda com rodas de conversa com temas da Educação do Campo, Reforma Agrária Popular, Questão Ambiental, Alimentação Escolar e  Políticas Públicas. Contará também com apresentação do espetáculo Bendita Dica, da Cia Burlesca e com uma noite Cubana, ao som da banda Sabor de Cuba.