MST inaugura participação na Fenatrigo com venda de alimentos orgânicos

Comercialização acontecerá por meio da Coceargs, única entidade que levará alimentos produzidos sem agrotóxicos à feira
Foto Tiago Giannichini (1).jpg
Fotos: Tiago Giannichini

 

Por Catiana de Medeiros 
Da Página do MST 

A Cooperativa Central dos Assentamentos do Rio Grande do Sul (Coceargs) é a única entidade que comercializará alimentos orgânicos no Pavilhão da Agricultura Familiar da 14ª Feira Nacional do Trigo (Fenatrigo).

O evento acontece de 27 de setembro a 1º de outubro, no Parque Integrado de Exposições do município de Cruz Alta, na região Noroeste do estado gaúcho.

Esta é a primeira vez que a Coceargs participa da Fenatrigo. De acordo com Adelar Pretto, presidente da cooperativa, o objetivo é apresentar aos visitantes – cerca de 100 mil, segundo estimativa da organização do evento – a produção orgânica dos assentamentos da Reforma Agrária. “Queremos mostrar que é possível produzir sem veneno e facilitar o acesso da população à comida saudável”, diz. Pretto acrescenta que mais de uma tonelada de alimentos estará disponível ao público na banca da Coceargs.

Conforme os organizadores, a Coceargs é única entidade que comercializará produtos livres de agrotóxicos no evento. Entre os itens estão feijão preto, farinhas de milho e trigo, sucos de amora, uva e laranja, extrato de tomate, geleia de amora e pelo menos cinco variedades de arroz: agulhinha, cateto, rubi, preto e arbóreo. Todos os alimentos têm certificação orgânica e são produzidos por três cooperativas do MST – Cooperativa dos Trabalhadores Assentados da Região de Porto Alegre (Cootap), de Eldorado do Sul; Cooperativa dos Produtores Orgânicos da Reforma Agrária de Viamão (Cooperav), de Viamão; e Cooperativa Monte Vêneto, de Cotiporã.

Foto Tiago Giannichini 2.jpg