MST participa de feira orgânica na Assembleia Legislativa do RS

Iniciativa inédita serve de piloto para a implantação de uma feira semanal na esplanada do Parlamento gaúcho
04102017-IMG_7469.jpg
Fotos: Letícia Stasiak

 

Por Catiana de Medeiros
Da Página do MST
Fotos: Letícia Stasiak

Alimentos orgânicos produzidos em assentamentos da Reforma Agrária podem ser adquiridos nesta quarta-feira (4), até às 20h30, numa Feira Agroecológica instalada na esplanada da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, no Centro Histórico de Porto Alegre.

Aprovada pela Mesa Diretora da AL, a iniciativa inédita da presidência servirá de piloto para a implantação de uma feira semanal no local. “A feira atende a uma demanda crescente da população, que busca alimentos saudáveis e livres de venenos. Acreditamos que esta iniciativa se soma a outras já existentes na Capital para estimular o consumo de produtos orgânicos e agroecológicos”, justifica o deputado Edegar Pretto, presidente do Parlamento.

A feira tem 13 bancas que oferecem produtos hortifrutigranjeiros e alimentos agroindustrializados, todos sem agrotóxicos. O MST está comercializando pães artesanais de jenipapo, caiados e com sementes, bolinho de alho-poró, casquinhas de bergamota e laranja cristalizadas, arroz integral, agulhinha e parboilizado, geleia de amora, couve-flor, jabuticaba, sucos de laranja e uva, alface, espinafre, alho-poró, salsinha, cebolinha, almeirão, beterraba, folhas de couve, repolho e sementes de hortaliças. O preço varia entre 2 R$ a 18 R$ a unidade.

O camponês Joice Sarmento dos Santos, assentado no município de Nova Santa Rita, na região Metropolitana de Porto Alegre, explica que o convite para as famílias Sem Terra participarem da feira foi recebido com muito entusiasmo. “Esta oportunidade é muito importante para nós, porque aqui pode ser considerado o ponto vip das feiras em Porto Alegre na questão política e de divulgação. Estamos extremamente empolgados e contentes. Queremos muito que a feira tenha continuidade”, conta.

Além do MST, produtores ligados ao Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Copernatural, Associação de Produtores da Rede Agroecológica Metropolitana (Rama), Rede Ecovida e Econativa participam desta primeira experiência.

04102017-IMG_7448.jpg

Seminário

A Feira Agroecológica integra a programação do Seminário Políticas Públicas para Agroecologia na América Latina e Caribe, que acontecerá até a próxima sexta-feira (6) no Teatro Dante Barone da AL. O seminário reunirá especialistas de onze países para tratar da relação entre a agroecologia e a alimentação saudável, das concepções que norteiam a elaboração de políticas públicas para o segmento, das propostas para impulsionar a atividade e das experiências locais e continentais de produções auto-sustentáveis social, econômica e ecologicamente.

A abertura do evento acontece às 18h30 desta quarta-feira com um painel sobre alimentação saudável com o pesquisador francês Patrick Caron, presidente do Painel de Alto Nível de Especialidades (HLPE) do Comitê de Segurança Alimentar da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), a chef de cozinha natural e apresentadora do canal GNT, Bela Gil, e o dirigente do MPA e da Via Campesina, frei Sérgio Göergen.

 

04102017-IMG_7451.jpg