Sem Terra comemoram imissão de posse no sertão sergipano

20 famílias foram beneficiadas com a imissão de posse da antiga fazenda São Luiz, no município de Poço Redondo.

WhatsApp Image 2017-10-07 at 21.39.32.jpeg

 

Da Página do MST

 

Após oito anos de luta e resistência, 20 famílias camponesas foram beneficiadas com a imissão de posse da antiga fazenda São Luis. Localizada no município de Poço Redondo, no Alto Sertão Sergipano, a área tem aproximadamente 700 hectares de extensão.

Em atividade realizada no último sábado (7), as famílias comemoram suas conquistas. As festividades foram abertas com a celebração de uma missa pelo Frei Enoque. O momento de comemoração seguiu com um ato político e encerrou com uma festa.

Para Roberto Araújo, dirigente estadual do MST, “a região onde as famílias serão assentadas tem potencial muito grande para produção do leite, pois tem o maior número de assentamentos do MST e a maior bacia leiteira de Sergipe”.

 

josecomblin.jpg
Padre José Comblin

O acampamento será denominado Padre José Comblin, uma homenagem ao missionário que defendeu a Reforma Agrária no Brasil.

Nascido em Bruxelas (Bélgica), veio para o Brasil em 1958, atendendo a apelo do papa Pio XII, que pedia missionários voluntários para regiões com falta de sacerdotes. Comblin passou a orientar uma experiência de formação de seminaristas que buscavam um estudo mais comprometido com a realidade e adequado ao exercício do ministério no mundo rural. José Comblin criou então um modo de estudo que depois ficou conhecido como Teologia da Enxada. O padre estava fortemente inserido na Igreja de Dom Hélder que marcava o cenário nordestino e nacional pelo seu compromisso com as causas populares.

Na solenidade estiveram presentes o Secretário de Estado da Agricultura, Esmeraldo Leal, o Deputado Federal João Daniel (PT), o Secretário de Agricultura de Canindé, Rildo Joaquim, o Deputado Estadual, Francisco Gualberto (PT), o Secretario de Estado do Meio Ambiente, Olivier Chagas, o Vereador de Poço Redondo, Zé Oliveira, o membro da Direção Nacional do MST, Gileno Damasceno, da Direção Estadual do MST, Roberto Araújo, além de lideranças locais e assentados e acampados da região.
 

A imissão de posse é um dos processos finais da obtenção da terra com fins Reforma Agrária. Significa que a Justiça Federal imitiu ao INCRA a posse do imóvel e, a partir disso, inicia-se os procedimentos para selecionar as famílias cadastradas e criar o projeto de assentamento no local.

 

*Editado por Leonardo Fernandes