Educadores do MST apontam os desafios da educação do campo na Chapada Diamantina

As discussões do encontro regional preparam os educadores do MST para o 19º Encontro Estadual que acontecerá entre os dias 26 e 28/10, no Jequitaia, em Salvador.
photo_2017-10-16_21-23-31.jpg

 

 

Por Coletivo de Comunicação do MST na Bahia
Da Página do MST
Fotos: Jonas Santos

Educadores e educadoras do MST se reuniram nesta última sexta-feira (13), no Centro Cultural Consuêdes Benevides, em Nova Redenção, para discutirem o tema “Educação do Campo na Perspectiva da Reforma Agrária Popular”.

Os debates aconteceram durante o 18° Encontro Regional de Educação da Chapada Diamantina e contou com a participação de 100 profissionais da área que atuam em acampamentos e assentamentos do MST na região.

No encontro, foram apontados diversos desafios em torno da educação do campo e implementação de um processo político e cultural nas escolas.

Para Sintia Carvalho, do setor de educação da regional, é importante a realização do evento para fortalecer e ampliar o debate da educação e intercalar a relação do campo e da cidade, com base na luta contra o fechamento das escolas.

“Nosso objetivo é construir um espaço de formação política ideológica diante da conjuntura educacional em que estamos vivendo, principalmente, como forma de enfrentamento. Estamos levantando a bandeira da luta contra a precarização e privatização da educação pública”, defendeu Carvalho.

Foi nesse mesmo sentido, que Djacira Araújo, da direção estadual do MST, disse que no Brasil a luta pela educação, na perspectiva da reforma agrária, sempre foi uma luta dura. “Essa realidade teve início quando o Brasil foi divido, com a exclusão dos índios, negros e imigrantes”, explicou.

Diante disso, Djacira colocou como desafios: erradicar o analfabetismo; fortalecer a educação baseada na agroecologia; valorizar a cultura política da classe trabalhadora; e lutar pela universalização da educação pública no campo.

“Fica como tarefa nossa, enquanto educadores e educadoras, dialogar com as famílias assentadas e acampadas sobre a importância da educação do campo e explicar, que diante da atual conjuntura em que estamos vivendo, é preciso lutar e resistir para construir uma educação em que o sujeito seja construtor da sua trajetória”, destacou.

photo_2017-10-16_22-01-23.jpg
Djacira Araújo, da direção estadual do MST

Encontro Estadual

As discussões do encontro regional preparam os educadores do MST para o 19º Encontro Estadual que acontecerá entre os dias 26 e 28/10, no Jequitaia, antiga sede da Petrobras, em Salvador.

Por uma educação pública, popular e socialista, o Encontro pretende dá continuidade as comemorações dos 30 anos de história do MST na Bahia ao debater os desafios, avanços e perspectivas na construção de uma educação do campo de qualidade.