No ar: radionovela Rosa Luxemburgo

Parceria entre a Fundação Rosa Luxemburgo, MST e Radioagência Brasil de Fato lança radionovela sobre a vida e obra da revolucionária polonesa. Confira aqui!

Capítulo 10.

 

 

Por Leonardo Fernandes
Da Página do MST

 

O primeiro capítulo da radionovela sobre a vida e obra da revolucionária polonesa Rosa Luxemburgo foi ao ar na segunda-feira (16). A iniciativa é uma parceria entre a Fundação Rosa Luxemburgo, a Radioagência Brasil de Fato e o Coletivo de Cultura do MST.

Confira abaixo os capítulos 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9. 

 

Em 10 capítulos, a radionovela conta a história da militante socialista desde o seu nascimento, em 1871, até sua morte em 1919, passando pelos temas mais relevantes de sua obra e militância política. “A obra da Rosa tem várias dimensões que são muito importantes para nós dos movimentos sociais. E essa radionovela contribui muito para a formação e um conhecimento maior da obra dela”, explica Douglas Estevam, do Coletivo de Cultura do MST.

Estevam conta que a radionovela teve uma primeira edição em espanhol, realizada pelo escritório da Fundação Rosa Luxemburgo no Equador. Para realizar o trabalho, o Coletivo de Cultura do MST participou de um edital, no qual concorreram vários grupos interessados na montagem.

“A nossa proposta é de que essa novela seja produzida pelos movimentos sociais, não só o MST, mas outros movimentos, como o Movimento de Atingidos pela Mineração (MAM), o Levante Popular da Juventude e outras organizações. Um dos nossos critérios estéticos, digamos, era que o matérial desse conta da diversidade desses movimentos de alcance nacional, sem um padrão de sotaque, de linguagem. Assim, nós procuramos trabalhar as formas de expressão regionais do nosso país, para contemplar a diversidade da nossa formação social”, afirma.

O trabalho envolveu outros setores dentro do MST, como o setor de gênero, que viu no projeto uma oportunidade de trabalhar suas pautas e bandeiras dentro e fora do movimento, como afirma Kelly Mafort, da Direção Nacional do MST: “No MST o processo organizativo e a projeção politica das mulheres como protagonistas da luta por Reforma Agrária e transformação social possibilita que a participação em projetos como esse, seja um grande potencial de formação e também de expressão da construção de novas relações de gênero em curso na base dos movimentos sociais.

Além das questões relacionadas à diversidade e igualdade de gênero, outros temas da obra de Rosa Luxemburgo que foram explorados, demonstram a atualidade de sua obra.

“Poderíamos destacar na obra da Rosa a questão do imperialismo e a exploração dos países da periferia para garantir a manutenção da acumulação do capital. Aqui no Brasil, por exemplo,  vemos que o golpe que foi articulado justamente no sentido de garantir a acumulação capitalista. Então as análises dela no campo da economia política também tem muita relevância hoje; e do ponto de vista político, uma das questões fortes na obra dela é o tema da democracia, um debate que nos dias de hoje se tornou ainda mais atual e necessário”, comenta Estevam.

Nascida no dia 5 de março de 1871, na Polônia, Rosa Luxemburgo foi uma das mais influentes pensadoras marxistas de sua época, fundando diversas organizações de esquerda e participando das lutas sociais na Europa no final do século 19 e começo do século 20.

Os capítulos da radionovela foram lançados diariamente pelas redes sociais, no site do MST, pelo portal do Brasil de Fato e pela Fundação Rosa Luxemburgo

Capítulo 2

Capítulo 3

Capítulo 4 

Capítulo 5

Capítulo 6.

Capítulo 7.

Capítulo 8.

Capítulo 9.

 

 

 

 

*Editado por Maura Silva