1ª Feira Agroecológica de São Leopoldo acontece no próximo sábado (28)

Evento faz parte da Programação da 1ª Semana da Alimentação e contará com produtos do MST, Economia Solidária e Agricultura Familiar

 

Por Letícia Stasiak
Da Página do MST

O município de São Leopoldo, localizado na região Metropolitana de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, terá sua 1ª Feira Agroecológica no próximo sábado (28). Com o nome &”39;Feira do Alimento Saudável – Rumo à Consciência Alimentar&”39;, o evento tem como objetivo promover a importância de bons hábitos alimentares e é uma ótima oportunidade para quem procura alimentos mais saudáveis e livres de agrotóxicos.

A Praça Tiradentes, no Centro da cidade, será o local destinado à comercialização dos alimentos orgânicos certificados, de camponeses do MST, da Economia Solidária e da Agricultura Familiar de São Leopoldo e de outras cidades.

As atividades acontecerão das 8 às 14 horas, com apresentações culturais, rodas de conversa, oficinas de reciclagem, aferição de peso e de estatura, orientações em saúde e cálculo de Índice da Massa Corporal (IMC).

O evento faz parte da Programação da 1ª Semana da Alimentação, que aconteceu de 16 a 22 de outubro. A proposta é que tenha um espaço de produtos orgânicos e outro de produtos coloniais. O MST estará comercializando diferentes tipos de arroz, sucos, geleias, verduras, legumes e frutas.

Arnaldo Soares, coordenador dos feirantes do MST da região Metropolitana, comemora a iniciativa. “Esta feira é mais uma conquista de aproximação com a sociedade. Nesta crise dos programas institucionais, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), uma feira segura a unidade interna do nosso grupo gestor. Caso ela venha a ser semanal será ainda melhor, pois isto objetiva a relação de venda e consumo”, comenta.

A feira é promovida pela Prefeitura e Sindicato Rural de São Leopoldo, Universidade Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsea), Banco de Alimentos de São Leopoldo, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e Associação Meninos e Meninas de Progresso (AMMEP).

A organização pede que as pessoas tragam suas sacolas não descartáveis, cadeiras e chimarrão. Em caso de chuva o evento será realizado no Largo Rui Porto (pirâmides).

 

*Editado por Maura Silva