Nova proposta de modelo de rotulagem nutricional será apresentada em Porto Alegre

Iniciativa faz parte da campanha de conscientização ‘Você tem o direito de saber o que come’
Diculgação (1).png

 

Por Catiana de Medeiros 
Da Página do MST

Em comemoração ao primeiro ano de atividades da Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável, o Núcleo Interdisciplinar de Prevenção de Doenças Crônicas na Infância (NIPDCI) da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) realiza nesta quinta-feira (9), no Centro de Porto Alegre, o evento “Você tem o direito de saber”. A iniciativa faz parte de uma campanha nacional de conscientização, lançada no início deste mês pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), para alertar sobre a falta de informação em relação aos alimentos não saudáveis.

Professores e nutricionistas da UFRGS, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), das Secretarias Municipal e Estadual de Saúde, com o apoio do Escritório de Eventos da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, estarão das 9 às 17h30 numa área ao lado do Largo Jornalista Glênio Peres, entre o terminal de ônibus e o Chalé da Praça XV, para explicar sobre a nova rotulagem frontal de advertência que está sendo proposta para os alimentos processados e ultraprocessados. Haverá no local um documento de apoio à nova rotulagem para quem quiser assinar. Ele será enviado pelo Idec à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

“As pessoas têm o direito de saber o que estão consumindo. A proposta de alteração dos rótulos dos alimentos traz um triângulo que vai dizer se eles contêm muito sódio, muita gordura total, se há alta quantidade de gorduras saturadas, entre outras, justamente para informar a população”, acrescenta Cristina Araújo, nutricionista do MST.

Durante o evento também serão fornecidas orientações sobre alimentação saudável, a partir dos novos conceitos do Guia Alimentar para a População Brasileira, que classifica os alimentos de acordo com o seu grau de processamento em in natura, minimamente processados, processados e ultraprocessados e torna simples entender o que é uma alimentação saudável.

Nova rotulagem

A proposta de atualização e aprimoramento do atual modelo de rotulagem nutricional no Brasil foi apresentada em agosto deste ano pelo Idec, em parceria com pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR). De acordo com a nutricionista Ana Paula Bortoletto, o intuito é oferecer informação simples e compreensível sobre alimentos e bebidas, para ajudar os consumidores a fazerem escolhas alimentares mais saudáveis.

A principal mudança apresentada na proposta é a inclusão de um selo de advertência na parte da frente da embalagem de alimentos processados e ultraprocessados para indicar quando há excesso dos nutrientes críticos, como açúcar, sódio, gorduras totais e saturadas, além de adoçante e gordura trans em qualquer quantidade. Os pontos de corte para o que é excessivo deverão seguir o modelo de perfil de nutrientes da Organização Panamericana da Saúde (OPAS, 2016), baseado nas recomendações da Organização Mundial da Saúde.

Essa advertência deve constar nos rótulos de produtos processados e ultraprocessados (sopas instantâneas, refrigerantes, biscoitos, etc.), que, neste caso, não poderão apresentar informação que transmita a ideia de que o alimento é saudável, nem utilizar comunicação mercadológica voltada ao público infantil, como personagens e desenhos. Os alimentos in natura, minimamente processados e ingredientes culinários não deverão ter nenhum tipo de advertência.

Simbolo

O triângulo foi escolhido após uma análise técnica dos pesquisadores da UFPR dos modelos de advertência existentes no Chile e no Equador. Entre as vantagens desse símbolo estão o fato de ser uma forma que não apresenta perda na percepção em tamanho reduzido, um melhor contraste de cores e destaque em relação aos demais elementos da embalagem, além do triângulo  ser uma convenção de advertência no Brasil.

 

Divulgação.png