Mais um latifúndio ocupado no Vale do Rio Doce, em MG

Recentemente um dos acampamentos na região sofreu um ataque, em que aviões jogavam bombas e atiravam com foguetes nas pessoas.

IMG-20171109-WA0002.jpg

 

Por Geanini Hackbardt
Da Página do MST

 

Na madrugada desta quinta-feira (9), 150 famílias ocupam mais um latifúndio no leste de Minas Gerais, a Fazenda Eldorado II no município de Frei Inocêncio. Ela faz parte da Fazenda Eldorado, onde já se tem o acampamento Padre Gino, com 80 famílias acampadas há mais de 15 anos.

Essas famílias já sofreram 13 despejos e seguem resistindo pois não têm para onde ir. A região é conhecida por conflitos e os trabalhadores rurais vêm sofrendo ataques e ameaças.

IMG-20171109-WA0000.jpg

Recentemente um dos acampamentos sofreu um ataque, em que dois aviões jogavam bombas e atiravam com foguetes em direção as pessoas.

No mês abril, no contexto da jornada de lutas do MST, o governo de Minas Gerais fez a promessa que faria o decreto de desapropriação por interesse público da Fazenda Eldorado, e não cumpriu. Dois dias depois, Silvino Gouvêa, militante da região, foi assassinado em um assentamento.

As famílias continuavam as margens das BR e em lotes de assentamentos cedidos provisoriamente. “Não nos restou alternativa. Eldorado II foi ocupada para cobrar a desapropriação imediata desse grande latifúndio, que não cumpre com a função social da terra”, afirmou a dirigente estadual, Edilene Silva.

 

IMG-20171109-WA0005.jpg

 

 

*Editado por Rafael Soriano