No sudeste paraense, o MST inicia Jornada de lutas e resistência

A mobilização organiza a resistência das trabalhadoras e trabalhadores Sem Terra contra os despejos anunciados.

 

_MG_7102_2.JPG

 

Da Página do MST

“A liberdade da Terra não é assunto só de lavradores… é assunto de todos quantos aqueles que se alimentam dos frutos da terra”

Na manhã desta terça-feira (21), Sem Terra do sudeste paraense o MST iniciam Jornada de lutas e resistência. A mobilização organiza a resistência das trabalhadoras e trabalhadores Sem Terra contra os despejos anunciados, onde as famílias diante da eminente situação, ocupa rodovias em Marabá e Canaã dos Carajás, além de se somarem às mobilizações em Parauapebas. 

Em Marabá, as famílias dos Acampamentos Dalcidio Jurandir e Hugo Chávez ocuparam a BR 155, na altura do Acampamento Helenira Resende. Os três acampamentos estão na lista das 20 áreas que sofrerão despejos pelo Comando de Missões Eespeciais (CME) na região do Sul e Sudeste Paraense.

Nos municípios de Parauapebas e Canaã dos Carajás, além de ocupar as rodovias o MST se somará ao Movimento pela Soberania Popular na Mineração (MAM) e outras organizações no ato cívico cultural na portaria da Vale S.A. Além de denunciar os crimes do latifúndio e da mineradora na região as organizações irão acompanhar a votação das Medidas Provisórias 789/17, sobre royalties; 790/17, que altera o marco legal do setor; e 791/17, que cria a Agência Nacional de Mineração (ANM), em substituição ao atual Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM).

*Editado por Iris Pacheco