Mais uma fazenda improdutiva é ocupada no Ceará

Cerca de 200 famílias Sem Terra ocuparam na manhã desta quarta-feira (22) a fazenda Cinco Lagoas, no município de Jaguaruana, a 186 km da capital Fortaleza.

WhatsApp Image 2017-11-22 at 14.21.45.jpeg

 

Por Tiago Pereira e Aline Oliveira
Da Página do MST

 

Na manhã desta quarta-feira (22), por volta das 6h, cerca de 200 famílias do MST ocuparam a fazenda Védica Maharishi-Paraiso, conhecida como Cinco Lagoas, no município de Jaguaruana, a 186 km da capital Fortaleza, no Ceará. A propriedade tem mais de três mil hectares e está há mais de 10 anos abandonada e sem produzir.  

Segundo as famílias, elas vieram para morar, já que muitas não têm casa nem terra. Os trabalhadores e trabalhadoras já começam a se organizar para prepararem as áreas onde serão feitos os cultivos. 

A propriedade já havia sido reivindicada pelos trabalhadores desde 2010, quando eles montaram um acampamento nas proximidades da fazenda, exigindo a desapropriação da área. Durante os sete anos de acampamento, foram feitas duas vistorias, e mesmo sem cumprir sua função social, os laudos foram favoráveis aos proprietários. 

A Coordenação do MST denuncia que a área ainda não foi desapropriada porque há interesse por parte do agronegócio, que explora as terras e água da região, deixando várias famílias sem terras e sem água. 

No mês de agosto de 2017, quando o acampamento ainda estava nas proximidades da fazenda, jagunços a mando da proprietária chegaram a fazer disparos de armas de fogo em frente ao portão principal da propriedade. 

Durante esse período, as famílias ficavam todas as noites acordadas, fazendo vigílias de seus barracos, e durante o dia, viviam em constante desespero e aflição, já que os jagunços andavam livremente em frente ao acampamento, portando armas de fogo e intimidando os moradores. 

Também no mesmo período, as famílias Sem Terra denunciaram a omissão e repressão da polícia local, que vinha apoiando aos jagunços e intimidando os moradores e militantes do movimento, chegando a entrar no acampamento para perguntar aos moradores sobre o MST. 

 

* Editado por Leonardo Fernandes