MST celebra a diversidade religiosa em Belo Horizonte

Neste domingo (26), celebração ecumênica reuniu líderes religiosos no Festival de Arte e Cultura da Reforma Agrária, realizado paralelo à inauguração do Armazém do Campo na capital mineira.

 

 

photo4961049074035959802.jpg

Leonardo Fernandes
Da Página do MST
Fotos: David Robins

O segundo dia do Circuito Mineiro de Arte e Cultura da Reforma Agrária – edição regional metropolitana – foi de celebração da diversidade religiosa, tão presente nos acampamentos e assentamentos do MST espalhados pelo Brasil. O circuito é realizado paralelo à inauguração do Armazém do Campo de Belo Horizonte.

Na manhã deste domingo (26), foi realizada uma celebração ecumênica, com a participação do frei católico Gilvander Moreira, a pastora evangélica Sônia e a Mãe de Santo Cota Mafugeme.

“Quando a gente está nessa caminhada, nada mais pertinente que você realmente se junte com os desiguais, com o diferente, para lá na frente sermos todos iguais”, defendeu Mafugeme.

Frei Gilvander ressaltou a importância do cuidado com a terra. Para ele, o capitalismo, a mineração, são concretizações do ‘pecado’, pois destroem a ‘mãe terra’ e mina a capacidade de vida.

photo4961049074035959801.jpg

Os três líderes religiosos denunciaram a situação de intolerância entre as diferentes religiões, lembrando os recentes casos de ataques contra terreiros de candomblé e umbanda. “Nós, de matriz africana, a vida inteira a gente sofreu essa intolerância. Agora, os meios de comunicação estão fazendo com que essa intolerância que era mascarada, está mais na cara, todo mundo fala, todo mundo vê, todo mundo sabe”, ressaltou Mafugeme.

A mãe de santo destacou ainda o caráter racista da intolerância às religiões de matriz africana. “A gente tem que ir para a linha de frente, denunciar, porque isso é racismo e o racismo não pode ser tolerado de forma alguma”.

Segundo a pastora Sônia, é preciso superar a intolerância usando o próprio evangelho como forma de combate ao ódio, à discriminação e o desrespeito. “Nós estamos trocando então o nome tolerância religiosa para respeito entre as pessoas, e envolve diversas questões que temos que tratar e cuidar. E a mensagem de Cristo é exatamente isso, é vivenciar o amor, a tolerância, o respeito”, afirmou.

O Circuito Mineiro de Arte e Cultura da Reforma Agrária – edição regional metropolitana – ocorre neste sábado e domingo (25 e 26), em frente ao recém inaugurado Armazém do Campo, localizado na Avenida Augusto de Lima nº 2136, Barro Preto. A partir da segunda-feira (27), o espaço estará aberto ao público de segunda a sexta, das 8h às 22h, e nos sábados, das 8h às 15h.
 

photo4961049074035959810.jpg
O ato se encerrou com o Café com poesia, mesa de Theresa e cantoria com Eda Costa.