MST lança pneu fundamental de Escola do Campo em Ribeirão Preto

A Escola do Campo Antonio Gramsci e Lev Semyonovich Vygotsk atenderá as demandas educacionais e formativas dos Sem Terrinha da região
IMG_9037 (1).jpg

 

Por Coletivo de Comunicação MST/SP
Fotos Filipe Augusto Peres

Um território conquistado. Uma escola sendo construída. No último domingo, 25 de novembro, o Assentamento Mário Lago, em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, inaugurou o pneu fundamental da primeira escola sustentável do Brasil. A Escola do Campo Antonio Gramsci e Lev Semyonovich Vygotsk atenderá as demandas educacionais e formativas dos Sem Terrinha da região.

Para Manuela Aquino, do Setor de Educação do MST, “a escola é resultado de muita luta e deve ser encarada como uma grande conquista dos trabalhadores e das trabalhadoras do campo e das crianças Sem Terrinha”.

A escola será construída a partir de um projeto do arquiteto estadunidense Michael Reynolds, que pesquisa desde a década de 1960, casas com captação de água da chuva, energia solar, tratamento próprio de esgoto. Além disso, a partir de uma horta a escola poderá produzir os alimentos que serão consumidos pelos estudantes. 

O evento de lançamento contou a presença de várias autoridades e aliados da região. Na ocasião também foi lido o manifesto elaborado pelas crianças durante o 5º Encontro Estadual dos Sem Terrinha de São Paulo, realizado no início do mês na capital paulista.