Recebido por mais de cinco mil pessoas, Lula inicia nova fase da caravana em Vitória (ES)

Ex-presidente chega amanhã à noite ao Rio de Janeiro onde segue por alguns municípios do estado.
27063777859_85b2f96f15_z.jpg
Foto  Ricardo Stuckert

 

Por Danielle Melo
Da Página do MST

 

Na noite da última segunda-feira (4), começou outra etapa da caravana Lula pelo Brasil, desta vez Lula vai percorrer os estados do Espirito Santo e Rio de Janeiro.

A abertura da caravana foi em solos capixabas, onde o ex-presidente foi recebido na Praça Costa Pereira, centro de Vitória, por aproximadamente cinco mil pessoas de todo estado.

Em sua fala de abertura Lula garantiu a luta pelos direitos da classe trabalhadora. “Esse governo que está aí está rasgando tudo o que conquistamos nos últimos anos sem nenhuma legitimidade. Estou aqui para mostrar que ainda é possível fazer esse país voltar a crescer, recuperar a autoestima, voltar a ser alegre, gerar emprego com carteira assinada, colocar meninos e meninas das periferias na universidade”. 

O ex-presidente também confirmou sua candidatura para 2018 “Quero voltar a ser Lulinha paz e amor e não adianta o mercado fazer terrorismo, porque eu não vou pedir voto ao mercado. O mercado sabe que quando cheguei na Presidência a gente devia R$ 30 bilhões ao FMI e hoje o FMI é quem deve dinheiro para nós”, disse.

Em seu discurso Lula falou também sobre as questões relativas ao estado do Espirito Santo, afirmando que foi em seus anos de mandato que as terras capixabas receberam mais investimento do que em qualquer outro governo.

“Quando cheguei na presidência, eram 2.6 mil trabalhadores no setor, que passou a ter 86 mil trabalhadores. Estão desmontando a indústria naval porque estão comprando plataformas na Coreia, dizendo que é mais barato. Não tem nada mais barato do que ver o povo brasileiro trabalhar, comprar o que comer e pagar seus impostos”.

O ato também contou coma presença de representantes de diversos movimentos populares, quilombolas e indígenas. 

“Nós sempre estivemos unidos com o povo e com a luta, do outro lado só tem os latifundiários. Quando Lula era presidente, ele lutou pelas terras indígenas do Espírito Santo. Agora nosso desafio é seguir na luta por um governo legítimo, queremos que ele retome seu trabalho no país”, disse o Cacique da aldeia, Wera Kwaray (apelido Antônio Carvalho). 

A caravana continua pelo estado. Lula ainda fará uma visita ao Instituto Federal Campus de Cariacica, criado durante seu governo o local é parte do processo de expansão e interiorização do ensino técnico e superior no estado.

Depois do Espirito Santo, a caravana segue para o Rio de Janeiro, onde o ex-presidente fará visitas em alguns municípios. O encerramento dessa etapa acontece na próxima sexta-feira (8), onde desembarca na capital Carioca.

O ato em Vitória também contou com a presença de várias artistas locais, entre eles a Banda de Congo Do Rosário, de Vila do Riacho em Aracruz, com o Mestre Antônio; Bande de Congo Tambores Tupiniquim, de Caeira Velha em Aracruz, com o Mestre Olindo e um grupo indígena da aldeia Boa Esperança em Aracruz, com a apresentação “cantiga da resistência da luta”, do grupo Koendju Retxaka (em português significa brilho dourado do amanhecer). 

 

*Editado por Maura Silva