Nova ameaça de despejo das famílias Sem Terra no Horto Tatu

A Ocupação do Horto Florestal Tatu, em Limeira-SP, abriga 115 famílias, que agora estão sob ameaça de despejo.

37840737711_a4abc87ae8_z.jpg

 

Por Camila Bonassa
Da Página do MST

 

Desde o último dia 20/10, cerca de 115 famílias Sem Terra ocupam uma área do Horto Tatu. Nesta terça-feira (06/12), a juíza Carla Cristina Oliveira Meira concedeu a liminar de reintegração de posse para a desocupação  da área.

Essas terras, de propriedade da Secretaria de Patrimônio da União (SPU), são de domínio Federal e  remanescentes da antiga Ferrovia Paulista S.A. (Fepasa). O Horto tem 768 ha e já havia sido destinado à  Reforma Agrária desde a década de 1980, por isso deve cumprir sua função social, defende o Movimento.

A decisão da juíza desconsidera o avanço na tramitação da tutela das terras da SPU para o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) a fim de criação de assentamentos de Reforma Agrária. Há um descaso com a questão social das famílias acampadas, relatam as mesmas.

“Contamos com o apoio e solidariedade de nossos aliados políticos e simpatizantes da luta pela terra em todo o Brasil. Lutamos por Reforma Agrária e produção de alimentos saudáveis!”, afirma Keli Mafort, do MST, mencionando a propriedade da União sobre as terras ocupadas.

 

 

*Editado por Rafael Soriano