Feiras da Reforma Agrária: alimentação saudável com o selo do MST

Em 2017, 22 estados receberam feiras estaduais ou regionais, além da Feira Nacional que ocorreu em São Paulo no mês de maio.
34448474656_b5cc27d2d9_b.jpg
 
Por Maura Silva
Da Página do MST
 
Uma das principais contribuições do MST para a sociedade brasileira é cumprir com o compromisso de produzir alimentos saudáveis para a população. 
Fruto da organização de cooperativas, associações e agroindústrias construídas nos assentamentos, as Feiras da Reforma Agrária se transformaram na materialização da luta do povo Sem Terra. 
Em 2017, as feiras se espalharam por todo o país levando o melhor da produção agroecológica, aproximando campo e cidade e mostrando que uma alimentação saudável, livre de agrotóxicos e fruto da Reforma Agrária Popular pode e deve estar presente nas mesas de todos os brasileiros e brasileiras. 
Ao todo, 22 estados receberam feiras estaduais ou regionais. Na cidade de São Paulo foi realizada pelo segundo ano a Feira Nacional da Reforma Agrária evento que já se consolidou como a maior feira de produtos agroecológicos do estado e que já tem data marcada para 2018. 
 
feira-mst.jpg

Para Débora Nunes, do setor de produção do movimento, as feiras são resultado de um processo organizativo do MST, mas, também são um traço muito forte da cultura do povo Sem Terra.

“Além da comercialização, as feiras possibilitam trazer outro aspecto do que existe nos assentamentos, nos acampamentos e na luta pela Reforma Agrária como um todo. Isso implica na comercialização da produção, mas também na educação, na saúde, na cultura que produzimos nos nossos assentamentos. Por isso, as feiras são uma expressão da diversidade dos sujeitos que compõem o cotidiano Sem Terra em cada canto do país”, afirma. 
São cerca de 100 cooperativas, 96 agroindústrias e 1,9 mil associações que concentram a produção do MST. A última Feira Nacional, realizada de 4 a 7 de maio na cidade de São Paulo, recebeu 170 mil pessoas. Mais de 280 toneladas de produtos vindos dos acampamentos e assentamentos de todas as regiões do país foram comercializados. Entre alimentos in natura e agroindustrializados, mais de 600 itens foram trazidos pelos trabalhadores Sem Terra de todo o Brasil para a maior capital do país. Uma mostra da diversidade e riqueza da vida no campo.
 
34307618392_f3d9241740_o.jpg

Já em Maceió, foram cerca de 200 camponeses e camponesas de todas as regiões de Alagoas na 18ª Feira da Reforma Agrária, realizada em setembro, por onde passaram 50 mil pessoas na Praça da Faculdade e foram comercializados 458 toneladas de alimentos saudáveis.

Em Salvador, foram mais de 80 toneladas de alimentos vendidos para cerca de 30 mil trabalhadores soteropolitanos, que levaram para casa uma diversidade de alimentos saudáveis durante a 3º Feira Estadual da Reforma Agrária, realizada em junho. 
 
IMG_20160906_072203294.jpg

Confira abaixo a lista dos estados que realizam feiras estaduais e regionais:

 
São Paulo  
Rio de Janeiro
Minas Gerais
Espírito Santo
Paraná  
Santa Catarina  
Rio Grande do Sul
Goiás  
Mato Grosso  
Mato Grosso do Sul  
Distrito Federal
Bahia
Pernambuco
Ceará
Piauí
Paraíba
Rio Grande do Norte
Alagoas
Sergipe