MST lamenta a morte de Fernando Birri

Birri foi um homem do mundo, cineasta argentino, que assim como Che Guevara entendia como tarefa revolucionária a solidariedade entre os povos

Há aqueles que lutam um dia; e por isso são muito bons; 
Há aqueles que lutam muitos dias; e por isso são muito bons; 
Há aqueles que lutam anos; e são melhores ainda; 
Porém há aqueles que lutam toda a vida; esses são os imprescindíveis.

Bertolt Brecht

 

 

Da Página do MST 

É com tristeza que o MST recebe a notícia do falecimento do grande cineasta Fernando Birri, aos 92 anos, no dia 27 de dezembro, em Roma na Itália.

Fernando Birri foi um homem do mundo, cineasta argentino, que assim como Che Guevara entendia como tarefa revolucionária a solidariedade entre os povos. Por conta do exílio, durante a ditadura militar argentina, morou em muitos países do mundo, incluindo Brasil e Cuba. Influenciou e foi influenciado por uma geração de cineastas que construíram o Cinema Novo no Brasil e o movimento do Nuevo Cine em diversos países da América Latina.

Birri era desses grandes, que entendia a tarefa da arte como militância, era dos artistas que estava a serviço do povo sem que isso significasse subserviência, pelo contrário, era o cineasta incansável, que criava junto ao povo.

Isso ficou marcado desde a década de 1950 quando construiu em sua cidade natal, Santa Fé, uma escola de cinema, rodando um dos documentários mais importantes da história do cinema latino-americano, Tire Die.

Seguiu doando e compartilhando seu conhecimento, na década de 1980, juntamente com Gabriel Garcia Marquez e Júlio García Espinoza, a partir da Fundação de Cinema Nuevo Cine, fundaram a Escola de Santo Antônio de Los Banos, em Cuba. Que até hoje recebe jovens do mundo todo que aprendem o ofício do cinema.

Em uma de suas últimas visitas ao Brasil, durante o Cine Ceará, Fernando Birri apresentou o filme que fez a partir das entrevistas com o pai de Che Guevara, &”39;Mi Hino el Che&”39;, filme que fez na tentativa de humanizar o mito e fazer dele novamente humano.  Nesse mesmo festival coletou assinaturas em um manifesto que ele mesmo escreveu contra o recente golpe em Honduras. Birri estava ali, incansável.

À família, nossos sentimentos e solidariedade. Ao mestre, a promessa de seguirmos seus passos.