Curso Ernesto Che Guevara oferece formação a mais de 50 jovens da região sul

Atividades começaram na última segunda-feira (15), no município de Lapa, região sul do estado do Paraná e vão até o dia 4 de fevereiro.

WhatsApp Image 2018-01-15 at 22.24.13.jpg

 

Por Comunicação MST/Paraná
Da Página do MST

 

Cerca de 50 jovens do MST participam do “Curso Che Guevara” na Escola Latino-americana de Agroecologia- ELAA, no município de Lapa, região sul do estado do Paraná.

O curso começou nesta segunda feira(15) e vai até o dia 4 de fevereiro, contando com a participação de jovens de Santa Catarina, Paraná e com representações do estado de São Paulo. O objetivo da atividade é avançar na formação política e ideológica da juventude Sem Terra, potencializando a inserção nos setores e instâncias do movimento, assim como no fortalecimento e multiplicação dos coletivos de juventude.

“O curso serve como complemento e aprofundamento da nossa formação como militante Sem Terra. E com uma linguagem direcionada para a juventude”, disse a educanda Dandara Sturmer, filha de assentados no noroeste do estado paranaense.

Em 20 dias de curso, os participantes estudarão e vivenciarão os processos organizativos do MST, através de uma ampla programação que inclui estudos sobre a sociedade de classes, oficinas de arte e agitação e propaganda, além de debates sobre gênero, internacionalismo, tarefas da juventude, história do MST, entre outros temas.

O legado de Che

 

WhatsApp Image 2018-01-16 at 14.02.27.jpeg

O curso se inspira na história e exemplo do revolucionário latino- americano Ernesto Che Guevara, comandante da revolução cubana e grande referência para a juventude da classe trabalhadora.

Inspirados pelo 50 anos da última batalha em vida na Bolívia, completados ano passado, o movimento se inspira e segue o legado dos valores e ideias defendidas pelo combatente argentino. “Ele é um exemplo porque sempre teve o espírito jovem e protagonista na luta, incentivando o estudo, a formação política, a alfabetização dos camponeses… Era um jovem comprometido com o estudo”, completa Sturmer.

Durante o curso, filmes, textos, aulas e momentos místicos ajudam a relembrar a vida e obra de Che, propiciando que a juventude conheça melhor suas ideias e seus valores, contribuindo para uma formação baseada nos valores da solidariedade e do internacionalismo.

Rumo ao 1º Encontro Nacional da Juventude Sem Terra

Esta atividade marca o calendário da juventude de preparação para o Encontro Nacional da Juventude Sem Terra, que acontecerá no mês de julho deste ano. Como resultado do curso, os jovens sairão com a tarefa de realizar um mutirão de trabalho de base nos acampamentos, assentamentos e escolas, com o objetivo de envolver milhares de outros sujeitos na luta e formação, rumo ao Encontro Nacional.

 

*Editado por Leonardo Fernandes