Via Campesina faz intervenções em Porto Alegre em defesa da democracia e de Lula

Uma série de atividades está sendo realizada pela juventude em quatro bairros da capital gaúcha.

Objetivo da intervenção é dialogar com as pessoas sobre a importância delas participarem das mobilizações em defesa da democracia - Divulgação 02.jpeg

 

Por Catiana de Medeiros
Da Página do MST

 

Cerca de 60 jovens da Via Campesina iniciaram esta semana trabalhos de formação política e social para a população de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. O trabalho de base envolve visitas aos moradores, intervenções teatrais e entrega de panfletos e jornais sobre a atual conjuntura política do Brasil.

Segundo os jovens, o objetivo é dialogar com as pessoas sobre a importância delas participarem das mobilizações em defesa da democracia na próxima semana na capital gaúcha. A iniciativa contempla os bairros Centro, Humaitá, Cruzeiro e Lomba do Pinheiro. O trabalho seguirá até o próximo 24 de janeiro, dia em que Lula será julgado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4).

Na tarde da terça-feira (16), no Largo Jornalista Glênio Peres, no Centro, teve distribuição de uma edição especial do jornal Brasil de Fato e foram feitas intervenções teatrais para provocar reflexões sobre o julgamento de Lula. A “Calculadora do Retrocesso” levou as pessoas a pensarem sobre em quantos anos as reformas do governo Temer (MDB) atrasam o país. Já a “Madame Sabe-Tudo” fez adivinhações sobre os porto-alegrenses caso Lula fosse condenado. Além disto, palhaços trocavam abraços com quem tinha o compromisso de defender a democracia, enquanto o “Caça-Palavra” entregava um pirulito para quem montasse

a “Madame Sabe-Tudo” fez adivinhações sobre os porto-alegrenses caso Lula seja condenado. Foto Divulgação.jpeg
“Madame Sabe-Tudo” fez suas adivinhações.

a frase que convidava a população a compor as atividades do dia 24 de janeiro.

 

A maioria dos jovens que participa das atividades vem de municípios do interior e da região metropolitana de Porto Alegre. Todos são ligados ao MST, Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Movimento das Trabalhadoras e dos Trabalhadores por Direitos (MTD) e Levante Popular da Juventude.

 

*Editado por Leonardo Fernandes