Em Tocantins, MST comemora 20 anos de luta e resistência

O MST do Tocantins está inserido no contexto da Luta pela Terra na região do Bico do Papagaio enfrentando o latifúndio desde a década de 1980





Por Hony Riquison Sobrinho

Da Página do MST






Em 2018 comemoramos duas décadas de lutas e conquistas do MST no estado do Tocantins, bem como nas regiões sul do Maranhão, Sudeste do Pará e Oeste da Bahia.



Entre os dias 26, 27 e 28 de janeiro de 2018, foi realizado no acampamento Dom Celso, no município de Porto Nacional, o 20º Encontro Estadual do TO. A atividade contou com a participação de 200 militantes de todas as regiões do estado.



O MST do Tocantins está inserido no contexto da Luta pela Terra na região do Bico do Papagaio enfrentando o latifúndio desde a década de 1980. Nesse período o Movimento Sindical e a Comissão Pastoral da Terra (CPT) através da ação do   Padre Josimo figura que contribuíram com a luta em favor dos camponeses fato pelo o qual  foi assassinado.



Vale ressaltar que após dez anos da morte do Padre Josimo, o MST, em janeiro de 1998 se Territorializa no Tocantins. Neste contexto o movimento vem procurando desempenhar seu papel na luta pela reforma agrária materializada em 15 assentamentos que compreende mais de 1100 famílias e sete acampamentos  que totaliza mais de 850 famílias acampadas.



Para Natal Alves Rodrigues, assentado do MST na regional Padre Josimo: “os 20 anos do MST no Tocantins é marcado pela ousadia e a conquista da Reforma Agrária Popular em um território onde foi projetado para o agronegócio e as grandes políticas neoliberais”.



As duas décadas do MST no estado traz uma relutante afirmação da luta pela terra e a Reforma Agrária Popular. 



Nos  três dias de encontro teremos muitas místicas de comemoração pela conquista desses grandes 20 anos, além de mesas redondas, rodas de conversa, minicursos e muita animação cultural.