Em Brumado (BA), MST participa do 2º Festival das Sementes Crioulas

Exposições, trocas de sementes, comidas típicas e manifestações culturais são algumas das atividades e produtos presentes no Festival
 
Por Coletivo de Comunicação do MST na Bahia 
Da Página do MST 

Com o objetivo de resgatar e fortalecer a produção agrícola a partir do uso de sementes desenvolvidas e produzidas por agricultores familiares, assentados da Reforma Agrária, quilombolas ou indígenas, o MST participará do 2º Festival das Sementes Crioulas na Bahia, nos dias 02 e 03 de fevereiro, na praça da Igreja São Cristóvão, em Brumado, região da Chapada Diamantina. 

Com o lema “Semeando Soberania”, o evento é resultado da produção dos camponeses e das camponesas de toda Bahia, para intensificar o debate da produção de alimentos saudáveis e o resgate do conhecimento popular, principalmente, neste momento político, onde a produção de sementes geneticamente modificadas, os adubos químicos e os agrotóxicos se tornaram pilares da geração de lucros às grandes corporações, como a Monsanto, Sygenta e Bayer. 

Nesse sentido, a coordenação do festival explica que o evento pretende ser uma plataforma de denúncia, mas também, de confraternização da luta contra este modelo de produção. 

Feira Camponesa

Na programação, o evento pretende realizar diversas mesas de discussões e além disso, a Feira Camponesa, que acontece paralelo ao Festival. A feira estará aberta para toda população de Brumado na noite da sexta-feira (2/2) e durante todo o sábado (3/2). 

Exposições, trocas de sementes crioulas, comidas típicas, artesanatos e diversas manifestações culturais das comunidades são algumas das atividades e produtos que estarão presentes na Feira. 

Adote uma semente 

Durante o festival será lançada ainda a “Campanha Adote Uma Semente”, que é resultado do primeiro Congresso do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), realizado em 2015, como parte do fortalecimento do trabalho com as sementes e da Campanha da Vía Campesina, que amplia o debate para uma perspectiva internacional. 

A iniciativa visa que cada família camponesa do MPA adote e cuide, pelo menos, de uma variedade de sementes, para que possa intensificar o trabalho dos “guardiões”. 

O Festival é uma ação do MPA e da Cooperativa Mista de Produção e Comercialização do Estado da Bahia (CPC). 
 

 
*Com informações da assessoria de imprensa do MPA.