MST no Mato Grosso denuncia tentativa de despejo em acampamento

O Movimento ressalta que os acampados já possuem uma significativa produção de alimentos.

IMG-20180131-WA0016.jpg

 

Da Página do MST

 

Está marcada para os dias 1 e 2 de fevereiro uma ordem de despejo contra o acampamento Renascer, localizado na cidade de Cáceres, distante 215km de Cuiabá, Mato Grosso. Atualmente, o acampamento, que já tem mais de sete anos, reúne, aproximadamente, 100 famílias. A principal reivindicação dos Sem Terras é pela desapropriação da Fazenda Rancho Verde.

A propriedade possui cerca de 2600 hectares e laudos técnicos do Instituto nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) já comprovaram sua improdutividade por três vezes. No entanto, a desapropriação ainda aguarda decisão final. Ao longo deste processo, que já se estende por seis anos e meio, as famílias do acampamento Renascer sofreram dois despejos.

De acordo com Antônio Luciano de Oliveira, da direção estadual do MST no Mato Grosso, a situação não é fácil para as famílias, que há anos lutam pela terra. “Reocupamos esta fazenda em outubro do ano passado e daqui não sairemos, resistiremos”.

IMG-20180131-WA0019.jpg
Produção de suínos dos trabalhadores acampados.

O dirigente ressalta que os acampados já possuem uma significativa produção de alimentos. “Temos aqui diversas criações, de porcos, galinhas, produção em geral, não estamos ociosos, estamos produzindo”, afirma Oliveira.

Ainda de acordo com a direção do MST no estado, a prefeitura de Cáceres chegou a oferecer lotes dentro da cidade para as famílias. Contudo, a proposta foi rejeitada, pois o Movimento afirma que sua luta é por terra e Reforma Agrária Popular e não por lote.

De acordo com Antônio Luciano, se as famílias do acampamento Renascer tiverem que sair do local em que estão, já possuem destino certo. “Vamos com tudo o que temos, inclusive com porcos e galinhas, para frente da Prefeitura e do Poder Judiciário em Cáceres. Vamos acampar lá em frente”, afirma.

 

 

*Editado por Rafael Soriano