Curso de Férias reúne Juventude Sem Terra em Alagoas

Curso apontou o trabalho de base no próximo período, em preparação ao Encontro Nacional da Juventude Sem Terra, previsto para julho.
003.jpg
Jovens de Alagoas se preparam para o Encontro Nacional da Juventude Sem Terra.

 

Por Gustavo Marinho
Da Página do MST

 

Cerca de 50 jovens dos acampamentos e assentamentos da Reforma Agrária de todas as regiões de Alagoas participaram do Curso de Férias da Juventude Sem Terra, entre os dias 24 e 31 de janeiro, no Centro de Formação Zumbi dos Palmares, no município de Atalaia, Zona da Mata alagoana.

Além do processo de formação com a juventude do MST, o Curso apontou o trabalho de base no próximo período, em preparação ao Encontro Nacional da Juventude Sem Terra, previsto para o mês de julho.

001.jpg
Atividades culturais durante o Curso.

Com uma programação diversa, a formação contou com uma diversidade de debates, aprofundando a tarefa da formação política com os jovens. Debate sobre o funcionamento da sociedade, história da luta pela terra e a história do MST foram alguns dos temas que nortearam a formação da juventude durante os oito dias de formação.

Uma diversidade de oficinas e atividades culturais também fizeram parte do processo de formação da juventude Sem Terra, contribuindo com o aperfeiçoamento das linguagens na luta e construção da Reforma Agrária Popular, além de reafirmar a identidade dos participantes do Curso enquanto jovens do MST.

004.jpg
Alexssandra Alves, do Coletivo de Juventude.

“O Curso foi um momento no qual pudemos nos dedicar e adquirir mais conhecimento, compartilhar experiências e fazer novas amizades”, destacou Alexssandra Alves, do Coletivo de Juventude do MST no Assentamento Gastone Beltrão, no Sertão de Alagoas. “Para mim o Curso também reafirmou o verdadeiro significado da Juventude do MST”.

Com o lema de preparação para o Encontro Nacional da Juventude do MST “Juventude Sem Terra: organizando a rebeldia para o Projeto Popular”, o Curso também reafirmou as tarefas e os desafios da juventude para o próximo período. Para Alexssandra a passagem pelo Curso fortalece as ações da juventude nas diversas áreas de acampamento e assentamento de Alagoas.

“Depois desse Curso, enfrentaremos os desafios e as lutas cada vez mais unidos e organizados enquanto jovens do MST, com nosso espírito e valores revolucionários”.

Ainda como parte da programação do Curso, o debate sobre os desafios da juventude no campo e na cidade, contou com a presença da juventude indígena Xukuru-Kariri e do Levante Popular da Juventude, em uma roda de conversa sobre a organização da juventude no campo e na cidade e dos desafios para o ano de 2018 na construção das lutas protagonizadas pela juventude.

002.jpg
Plantio de uma muda de Ipê Amarelo no
Centro de Formação Zumbi dos Palmares,
em Atalaia, pelo Coletivo de Juventude.

“O Curso de Férias reafirma a disposição e o compromisso da Juventude Sem Terra em nossas principais tarefas desse período: a organização e a luta”, disse José Neto, da direção nacional do MST.

“Os jovens aqui reunidos retornam para suas áreas com uma bagagem repleta de novas experiências, conhecimento e cientes do seu papel na luta pela Reforma Agrária Popular e pela transformação da sociedade. Toda essa bagagem ao se encontrar com a criatividade, rebeldia e ousadia, deve marcar um importante passo na organização da nossa juventude nos assentamentos e acampamentos, nas diversas iniciativas de formação política e nas lutas da juventude”, afirmou Neto.

Como resultado do Curso de Férias, os jovens iniciam o mutirão de trabalho de base com a juventude nas áreas de Reforma Agrária em preparação ao Encontro Nacional da Juventude. O mutirão conta com debates, oficinas, atividades culturais, visando a organização e fortalecimento dos Coletivos de Juventude em todo o estado.

 

 

*Editado por Rafael Soriano